O que fazer em Ouro Preto: roteiro 2 dias

InícioMinas GeraisO que fazer em Ouro Preto: roteiro 2 dias

Vai viajar para Ouro Preto, a mais famosa das cidades históricas de Minas Gerais e não sabe o que fazer por lá? Veja neste post o que fazer em Ouro Preto em um roteiro de 2 dias. Se interessou em conhecer outras cidades históricas de MG? Clique e leia mais sobre Mariana, Tiradentes, São João del Rey e Congonhas.

O que fazer em Ouro Preto: roteiro 2 dias

Um pouco da história de Ouro Preto

Ouro Preto não teve sempre este nome; antes ela se chamava Vila Rica e foi fundada em 1711. Em 1720 ela foi escolhida para ser a capital da capitania de Minas Gerais. Em 1823, a pedido de D. Pedro I, ela recebeu o título de Imperial Cidade de Ouro Preto.

Também a pedido de D. Pedro I, foi fundada aqui a Escola de Minas – o primeiro instituto de estudos mineralógicos, geológicos e metalúrgicos do Brasil. Ouro Preto está muito bem conservada e durante a noite, ela é um convite a viajar no tempo!

Ouro Preto-4

Quais igrejas visitar em Ouro Preto? O que fazer em Ouro Preto?

Dia 1 – Visite as igrejas mais bonitas

Ouro Preto é uma daquelas cidades tão lindas que fica até difícil escolher quais igrejas visitar por lá. Em todo o lugar que você olha, são inúmeras possibilidades de lindas fotos serem tiradas. E as ladeiras? Haja fôlego para aguentar tanta subida e descida – por isso digo mais uma vez que a melhor opção de calçado para visitar as cidades históricas é mesmo o tênis.

Assim que você chegar na cidade, procure o Centro de Informações Turísticas e peça por um mapa com as igrejas. São tantas que será até difícil escolher quais valem a pena visitar. Para facilitar a sua vida, nós listamos as mais bonitas e conservadas (muitas delas não estão abertas a visitação).

Ouro Preto-16

Igreja de São Francisco de Paula 

Esta igreja foi construída entre 1804 e 1898 e foi uma das últimas a serem construídas durante o período colonial. Isto significa que ela foi construída durante a decadência do ciclo do ouro, e por isto mesmo ela é pobre em detalhes.

Infelizmente, ela não estava aberta para visitação nas vezes que passei por lá. Mesmo assim, a íngreme subida será recompensada com uma linda vista da cidade.

 Endereço: Rua Padre Rolim.

Horário: de terça a domingo, das 9 às 10:45h e das 13:30 às 16:45h, e domingo, das 13 às 16:45h.

Ouro Preto-13

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar 

Esta certamente é a uma das igrejas mais suntuosas que há nas cidades históricas mineiras. Ela foi construída no século XVII e é a mais ornamentada da cidade por haver mais irmandades por aqui.

Infelizmente, a igreja está em reforma e não deu para tirar uma foto boa. Do lado de dentro também não é permitido tirar fotos. Mas posso afirmar que é tanto ouro que você vai se impressionar com a riqueza de detalhes.Para entrar, você pagará 3 reais. Bem baratinho para ver tanta beleza!

  Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto

Juntamente com a Igreja do Pilar, esta é uma das mais conhecidas de Ouro Preto. Com sua construção iniciada em 1766, ela é absurdamente linda e é de impressionar que Aleijadinho tenha feito uma obra tão magnífica como esta.

O teto foi feito pelo Mestre Ataíde e o projeto arquitetônico e o púlpito foram feitos por Aleijadinho. Muitos consideram esta a obra-prima dos dois artistas.  Ah, esta igreja foi considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

Endereço: Largo do Coimbra.
Horário: de terça a domingo, das 8:30 às 11:45h e das 13:30 às 17h.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição 

A sua construção se deu entre os anos 1727 a 1746 e o responsável pelo projeto foi nada menos que o pai de Aleijadinho. Os dois estão enterrados nesta igreja e é em um anexo dela que se localiza o Museu do Aleijadinho.

Endereço: Praça Antônio Dias.
Horário: de terça a sábado, das 8:30 às 12:00h e das 13:30 às 17h, e domingo, das 12 às 17h.

Dia 2- Mina do Chico Rei

Esta mina de ouro tem este nome por conta de Chico, um escravo vindo do Congo que conseguiu comprar sua carta de alforria e depois a própria mina. A visitação está permitida somente nos 50 metros iniciais, mas não é muito agradável. O caminho é bem pequeno e temos que nos agachar e quase nos arrastar em muitos trechos. A sensação é muito mais sufocante do que na Mina da Passagem.

Quanto: 10 reais.

Para comprar artesanato em pedra-sabão

Ouro Preto-17

Se você quiser comprar um artesanato típico de Ouro Preto, a sugestão é comprar algo em pedra-sabão. Para comprar com um preço mais camarada, a sugestão é ir até o Largo do Coimbra, em frente à Igreja São Francisco de Assis.

Onde comprar cachaça em Ouro Preto

Ouro Preto-14

Assim que eu cheguei em Ouro Preto, saí caminhando meio que sem rumo. Depois de uns 10 minutos caminhando, encontrei esta cachaçaria e não resisti: tive que entrar, provar e comprar umas cachacinhas de presente para a minha pessoa.

O Felipe foi muito simpático comigo e me deixou provar tantas cachaças e licores que eu saí de lá vendo tudo muito mais colorido. Levei uma chachaça e um licor (eu teria levado muito mais se tivesse espaço na mala). eles também vendem pela internet e eu já estou pensando seriamente em reforçar o meu estoque!
O site deles é www.artesanatoinconfidente.com.br

Onde ficar em Ouro Preto

Não sabe onde ficar em Ouro Preto? Veja uma lista de hotéis sugerida pelo Booking.com

Achou tudo muito caro? Uma solução é se hospedar em Mariana, a cidade vizinha e bem mais em conta.

Booking.com
 
Deise de Oliveira
Deise de Oliveirahttp://viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

 
 
Deise de Oliveira
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter