Memorial do Holocausto em Berlim

Início Alemanha Memorial do Holocausto em Berlim

O Memorial do Holocausto em Berlim , também chamado de Memorial aos Judeus Mortos da Europa, é um dos monumentos recentes mais impressionantes que encontramos na cidade.

Memorial do Holocausto em Berlim

- Publicidade -

Em uma ideia aparentemente simples, o arquiteto Peter Eisenman e os engenheiros do Buro Happold (que foram escolhidos após um concurso com 528 concorrentes) conseguiram exprimir o sofrimento que os judeus presenciaram durante o Holocausto. Em um espaço de 19.000 metros quadrados, os blocos de concreto de tamanhos diferentes estão espalhados de forma irregular.

Memorial do Holocausto Berlim-5

Mesmo se você não encontrar os painéis com explicações sobre o monumento, a sensação que terá ao caminhar por entre esses blocos é de desconforto. Como o piso e os corredores são irregulares e  os blocos são de tamanhos diferentes, é impossível não sentir uma certa tristeza e vontade de sair dali o mais rápido possível.

- Publicidade -

Memorial do Holocausto Berlim-4

A construção do espaço teve inicio em 2003 e o projeto foi concluído no ano seguinte em um dos pontos mais turísticos de Berlim, ao lado do Portão de Brandemburgo. No entanto, muitos anos se passaram desde a Segunta Guerra até a permissão para a construção de um memorial para os 6 milhões de judeus que foram mortos durante o Holocausto.

Memorial do Holocausto Berlim

Mas nem tudo são flores. Obviamente, o monumento também recebeu críticas: por não colocar nomes de algumas das vítimas, por “só” homenagear os judeus e não falar sobre os soviéticos, gays, entre outros. Outros também criticaram o fato de transformar um sofrimento coletivo em atração turística.

Memorial do Holocausto Berlim-3

Eu achei o espaço muito bonito e respeitoso. Berlim é uma cidade incrível justamente por não tentar esquecer o passado vergonhoso que teve.

Informações

Endereço: Cora-Berliner-Straße 1, Berlim

Horário: das 10h às 20h

Preço: a visita ao espaço é grátis, mas há opções de tours guiados pagos.

Booking.com
Deise de Oliveirahttp://www.viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Booking.com
VIAGEMPELOMUNDO5
- Publicidade -