O Memorial do Muro de Berlim (ou Gedenkstätte Berliner Mauer) é mais dos lugares imperdíveis para aqueles que querem entender mais um pouco como funcionava na prática a separação da cidade em duas. Não adianta, embora Berlim seja uma cidade incrível e onde eu poderia morar para sempre, parece que a cada passo tomamos um soco no estômago, pois a história ainda está ali para todos que quiserem vê-la.

1-DSCN0413

Memorial do Muro de Berlim

O memorial está localizado em um lugar onde antes era a Berlim Ocidental e usa a famosa rua Bernauer para exemplificar como o muro afetava a vida das pessoas na prática. O espaço todo é bem extenso e consiste em um espaço ao ar livre com histórias de pessoas que conseguiram fugir, uma capela linda e um prédio com mais informações e uma vista incrível do muro.

1-DSCN0416

O espaço foi criado em 1998 em um espaço ainda havia partes do muro. Os lugares onde faltavam pedaços, eles colocaram barras de ferro para representar. E por falar em muro, uma coisa interessante é que não havia apenas um muro, como eu já havia falado, na verdade havia dois muros paralelos, para diminuir ainda mais as chances de alguém conseguir fugir.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO?

Vai viajar? Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele além de ser um item indispensável para quem não quer gastar uma fortuna com imprevistos, é obrigatório para viagens para a Europa, por exemplo. Faça sua cotação e parcele em até 9X no cartão ou pague no boleto. Use o CUPOM VIAGEMPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto!

1-DSCN0422

Mas não é que teve gente que conseguiu fugir? Como o muro corria junto à rua Bernauer, havia muitos apartamentos colados ao muro. Muitas famílias conseguiram fugir antes do muro ser terminado, outras conseguiram fugir depois e outras milhares morreram tentando.

1-DSC_0306

As pessoas até cavaram túneis para conseguirem fugir da Berlim Oriental, o mais famoso deles é o Túnel 57, que se refere ao número de pessoas que fugiu.

1-DSC_0303

A Capela da Reconciliação

Não deixe de visitar a capela. Ela foi reerguida exatamente no lugar onde a antiga ficava e fora destruída. O belo projeto, todo em madeira, é dos arquitetos alemães Peter Sassenroth e Rudolf Reitermann.

1-DSCN0430

Depois, atravesse a rua e visite o centro de informações do memorial.

1-DSCN0445-001

Ao final da visita às informações dentro do prédio, suba as escadas e tenha uma vista panorâmica do lugar. No final de nosso passeio, nós comemos um pão com linguiça delicioso, porque ninguém é de ferro, né?

1-DSC_0332

Informações

Endereço: Bernauer Straße 111/119

Horário:

Parte externa: diariamente das 8h às 22h
Centro de Informações: das 9h30 às 19h
Como chegar:

S-Bahn: S1, S2, S25 to S-Bahnhof Nordbahnhof
Tram: M 10 to S-Bahnhof Nordbahnhof or Gedenkstätte Berliner Mauer

Read more http://www.oh-berlin.com/en/oh-berlin/4358/culture/history/berlin-wall-history/

Mais informações no site do memorial.


VIAGEM COM DESCONTO?

Nós temos diversos parceiros para te ajudar a viajar mais barato:
Booking.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here