Muro de Berlim – East Side Gallery

Início Alemanha Muro de Berlim - East Side Gallery

Se eu te pedir para pensar em um lugar quando eu falar sobre Berlim, o que vem à sua cabeça? Tenho certeza de que para a maioria das pessoas o muro de Berlim será um dos primeiros lugares que muitos pensarão.

- Publicidade -

East Side Gallery-9

Embora o lugar esteja carregado de história de um dos maiores massacres da história mundial, esse é um dos lugares que você deve visitar em sua viagem a Berlim, simplesmente por estar recheado de história e pelo espaço ter sido reaproveitado de uma maneira muito bacana.

East Side Gallery

- Publicidade -

O muro, que antes separava a Alemanha Oriental e Ocidental deu lugar a painéis de grafite de diversos artistas, além de diversos bares e o lindo visual do rio Spree.

Se estiver um tempo bom, sugiro uma paradinha em um dos bares para aproveitar o visual e tomar uma cerveja, afinal, ninguém é de ferro!).

East Side Gallery-10

 Muro de Berlim – East Side Gallery

O East Side Gallery, localizado em Friedrichshain-Kreuzberg, é onde você vai encontrar a parte mais extensa e conservada do muro. São cerca de 100 painéis de grafiteiros de mais de 21 países em 1.3km, sendo o maior espaço do tipo na Europa.

Todas as obras são temáticas e representam a mudança que ocorreu no país e a esperança de um futuro melhor. No site do Wikipedia há uma lista dos artistas que participaram desse projeto.

East Side Gallery-8

O espaço foi transformado em 1989, ou seja, logo após a queda do muro, é um símbolo de protesto e resistência. No entanto, um empreendimento que está sendo construído a apenas 50 metros do local continua sendo uma ameaça ao espaço preservado (já existiram até protestos para evitar que o muro fosse demolido por conta dessa construção).

East Side Gallery-4

Eu não sei vocês, mas eu só descobri quando cheguei aqui que o Muro de Berlim na verdade não era um só. Por questão de segurança e para evitar ao máximo as fugas, havia dois muros paralelos e com seguranças e torres de observação entre eles.

East Side Gallery-3

Berlim é uma cidade incrível e um dos motivos certamente é sua história. Muitas outras cidades teriam apagado o passado vergonhoso, mas eles decidiram fazer melhor: eles preservaram e transformar muitos dos espaços em museu.

East Side Gallery-14

Aqui eles também carimbam o seu passaporte com vistos fictícios. Pagamos 2 euros cada. Ah! Tem gente que aluga bicicleta para vir para cá, mas não acho muito bom, pois o ideal é parar em cada obra e apreciar. De skate é muito melhor! 😉

Informações

Booking.com
Deise de Oliveirahttp://www.viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Booking.com
VIAGEMPELOMUNDO5
- Publicidade -