Palácio das Lágrimas em Berlim

Início Alemanha Palácio das Lágrimas em Berlim

O Palácio das Lágrimas em Berlim (também chamado de Tränenpalast) não é propriamente um palácio como todos imaginamos. Aqui era a última estação na Berlim Oriental e onde muitos moradores da Berlim Ocidental iam com seus familiares que ficaram na Berlim Oriental para se despedirem.

- Publicidade -

1-DSCN0380

Palácio das Lágrimas em Berlim

Explico melhor: após a construção do muro, muitas famílias foram separadas. Os que ficaram na Berlim Ocidental (que era comandado em partes pelos exércitos franceses, americanos e britânicos) tinham a possibilidade, embora com muita dificuldade, de visitar os seus parentes na Berlim Oriental (comandado pelos soviéticos), mas a inversa não era verdadeira.

1-DSCN0381

- Publicidade -

Por isso, a estação de Friedrichstrasse, durante 1962 e 1990, era o ponto mais próximo à Berlim Ocidental que os berlinenses orientais podiam chegar. E, consequentemente, muitos iam até essa estação para se despedirem de seus familiares. A situação era tão triste e com tantas pessoas chorando que o local foi apelidado de “Palácio das Lágrimas”.

1-DSCN0384

A partir de 1964, o governo da Berlim Oriental “relaxou” um pouco e liberou a visita de pessoas da Berlim Oriental com idades acima dos 65 anos para visitar familiares na Berlim Ocidental. A ideia era bem simples: se essas pessoas resolvessem ficar na Berlim Ocidental, elas não fariam falta, pois já haviam trabalhado e cumprido os seus “papéis de cidadãs”. Além disso, idosos custam caro para os cofres do governo.

O museu, no entanto, é bem recente: ele apenas foi aberto ao público em 2008. Antes disso, ele foi até usado como balada. Infelizmente, a maioria dos materiais encontrados aqui estão em alemão., mesmo assim, vale a pena dar uma olhada nas informações em inglês do próprio site do museu. 

Informações

Endereço: Reichstagufer 17

Horários: das 10h às 18h.

Preço: grátis

Booking.com
Deise de Oliveirahttp://www.viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Booking.com
VIAGEMPELOMUNDO5
- Publicidade -