Palácio das Lágrimas em Berlim

Alemanha Palácio das Lágrimas em Berlim

O Palácio das Lágrimas em Berlim (também chamado de Tränenpalast) não é propriamente um palácio como todos imaginamos. Aqui era a última estação na Berlim Oriental e onde muitos moradores da Berlim Ocidental iam com seus familiares que ficaram na Berlim Oriental para se despedirem.

1-DSCN0380

Palácio das Lágrimas em Berlim

Explico melhor: após a construção do muro, muitas famílias foram separadas. Os que ficaram na Berlim Ocidental (que era comandado em partes pelos exércitos franceses, americanos e britânicos) tinham a possibilidade, embora com muita dificuldade, de visitar os seus parentes na Berlim Oriental (comandado pelos soviéticos), mas a inversa não era verdadeira.

1-DSCN0381

Por isso, a estação de Friedrichstrasse, durante 1962 e 1990, era o ponto mais próximo à Berlim Ocidental que os berlinenses orientais podiam chegar. E, consequentemente, muitos iam até essa estação para se despedirem de seus familiares. A situação era tão triste e com tantas pessoas chorando que o local foi apelidado de “Palácio das Lágrimas”.

1-DSCN0384

A partir de 1964, o governo da Berlim Oriental “relaxou” um pouco e liberou a visita de pessoas da Berlim Oriental com idades acima dos 65 anos para visitar familiares na Berlim Ocidental. A ideia era bem simples: se essas pessoas resolvessem ficar na Berlim Ocidental, elas não fariam falta, pois já haviam trabalhado e cumprido os seus “papéis de cidadãs”. Além disso, idosos custam caro para os cofres do governo.

O museu, no entanto, é bem recente: ele apenas foi aberto ao público em 2008. Antes disso, ele foi até usado como balada. Infelizmente, a maioria dos materiais encontrados aqui estão em alemão., mesmo assim, vale a pena dar uma olhada nas informações em inglês do próprio site do museu. 

Informações

Endereço: Reichstagufer 17

Horários: das 10h às 18h.

Preço: grátis

Booking.com
Deise de Oliveirahttps://www.viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

Related Stories

Booking.com
15,497FansLike
18,958FollowersFollow
23,595FollowersFollow

Mais populares

Mapa do rodízio em São Paulo e como evitar...

Uma coisa que não só os moradores de São Paulo devem saber, mas também...

Como chegar em Morro de São Paulo saindo de...

Para quem está com vontade de fazer um passeio em Morro de São Paulo...

Remédios para enjoo: leve em sua viagem!

Se você é assim como eu, enjoa só de olhar o mar, o ideal...

Viagem com cachorro para os EUA (na cabine)

Resolvi escrever esse post depois de encontrar informações bastante divergentes sobre viagem com cachorro...

Como chegar perto do letreiro de Hollywood?

Muitas das pessoas que viajam a Los Angeles desejam tirar fotos do famoso letreiro...

O que fazer em Florença, Itália: roteiro de 3...

Viajar a Florença (ou Fierenze) na Itália é o seu sonho? Então aproveite as...

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui