Top
  >  Alemanha   >  Museu judaico em Berlim
Museu judaico em Berlim

O Museu Judaico em Berlim era um dos que estávamos mais ansiosos para conhecer, mas acabou nos decepcionando bastante. Na verdade, o projeto arquitetônico é tão maravilhoso, mas a exposição dentro dele não conseguiu estar à altura.

Museu judaico em Berlim

Museu judaico em Berlim

O projeto criado pelo arquiteto Daniel Libeskind  e inaugurado em 2001 foi pensado com o intuito de trazer desconforto, assim como o Memorial do Holocausto. Por dentro, o prédio parece um labirinto, o que causa até um problema para o visitante conhecer todos os espaços. Nós ficamos sem visitar uma ala inteira, pois não sabíamos que existia! 😛

Museu judaico em Berlim

Do lado de fora, em uma parte dos fundos, há uma intervenção bem parecida daquela encontrada no Memorial do Holocausto, mas ainda mais pungente. Como o piso não foi nivelado, as torres estão em um alinhamento diferente, o que dá a impressão de estarmos tontos. Como eu enjoo até quando estou no carro, não consegui ficar muito tempo ali, pois comecei a sentir um certo desconforto. E era justamente essa a intenção do artista. Bingo!

Museu judaico em Berlim

O foco desse museu vai além da história do Holocausto. O intuito é mostrar mais sobre a cultura, a literatura e a música. Então, para aqueles que estão cansados do tema Holocausto, aqui você conseguirá ver outras coisas além daquele período histórico.

Museu judaico em Berlim

O que eu senti foi que há muitos materiais sobre a história dos judeus, mas sem muita explicação e organização. Ficou tudo tão solto que saímos de lá sabendo sobre os judeus quase tanto quanto sabíamos antes de entrar lá. Foi realmente uma decepção.

Museu judaico em Berlim

Informações

Endereço: Lindenstraße 9-14, 10969 Berlin. Se você quiser combinar com outro passeio, inclua esse no mesmo dia do Checkpoint Charlie e Topografia do Terror. Dá pra fazer tudo a pé. 

Preço: 8 euros adulto.

Horário: das 10h às 20h.

Mais informações no site do museu. 

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

post a comment