Uma das maiores aberrações do legado do nosso “querido” ex-prefeito Paulo Maluf (aquele do “rouba mas faz, sabe?) é justamente o Minhocão em SP. Felizmente, muito tempo se passou e agora o viaduto pelo menos menos aos finais de semana tem uma função mais interessante: de servir como um parque suspenso para a população.

Minhocão em SP no final de semana: um parque suspenso

O nome oficial do elevado é  Elevado Presidente João Goulart, mas antes teve o nome de  Elevado Presidente Costa e Silvaque para quem não sabe foi um dos generais-presidente do período da Ditadura Militar….ai ai…sem comentários.

Ainda não se sabe exatamente se o Elevado será demolido ou transformado oficialmente em parque. Há argumentos fortes tanto em um lado quanto no outro, mas não focaremos nessa questão. Mesmo assim, deixamos a pergunta para vocês: o que vocês preferem? Um parque ou a demolição?

Minhocão em SP no final de semana: um parque suspenso

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO?

Vai viajar? Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele além de ser um item indispensável para quem não quer gastar uma fortuna com imprevistos, é obrigatório para viagens para a Europa, por exemplo. Faça sua cotação e parcele em até 9X no cartão ou pague no boleto. Use o CUPOM VIAGEMPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto!

Minhocão em SP no final de semana: um parque suspenso

Bom, acho que é melhor falarmos de coisa boa, né? rs  Então, o Minhocão desde 2015 é fechado para carros e aberto para pessoas aos finais de semana. Assim como aconteceu em Nova York, no Highline Park, a ideia é abrir a cidade para as pessoas e os pedestres.

Como o centro da cidade é bem escasso de áreas de lazer, o espaço foi rapidamente adotado e adorado pela população. Lá você vai ver de tudo: pessoas correndo, crianças brincando, cachorros, ciclistas e skatistas. É uma parte que, embora ainda seja desvalorizada, está sendo alvo da nova especulação imobiliária. Na região do Largo do Arouche, por exemplo, há vários condomínios-clube sendo lançados para os jovens abonados. Morar no centro está virando hype!

Minhocão em SP no final de semana: um parque suspenso

É claro que uma valorização da região está intimamente ligada ao processo de gentrificação. Acredito que o que ocorreu em NY também irá acontecer aqui: os pobres, que antes tinham os seus imóveis aqui, perceberão que o valor do metro quadrado aumentou. Com isso, eles decidem vender seus apartamentos para os mais abonados e vão morar nas periferias. Os novos moradores, por sua vez, reformam os imóveis e fazem com que a região sera o novo point do momento.  Pois é, não existe saída fácil.

Nós estivemos lá à tarde e o ambiente era bem bacana. Mesmo assim, acredito que eu só iria à noite se estivesse com mais pessoas.

E você? Frequenta o Minhocão? Gostou do que viu? Conte para nós!

Informações

  • Horário: sábado à partir das 15h até segunda-feira de manhã.
  • Dá pra ir de metrô: estação República, Santa Cecília ou Marechal Deodoro. Nós preferimos iniciar o nosso trajeto perto do Mackenzie.

VIAGEM COM DESCONTO?

Nós temos diversos parceiros para te ajudar a viajar mais barato:
Booking.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here