Top
  >  África   >  Bo-Kaap em Cape Town e a gentrificação
Bo-Kaap Cape Town

Bo-Kaap, ou quarteirão malaio, é uma das regiões mais bonitas de Cape Town (ou Cidade do Cabo). Quer saber um pouco mais sobre esse bairro?

Bo-Kaap em Cape Town e a gentrificação

Situada aos pés da Signal Hill, Bo-Kaap é uma das areas residenciais mais interessantes de Cape Town. Se você já viu alguma foto desse lugar, tenho certeza de que você não irá mais se esquecer dessas casinhas coloridas e fofas.

Bo-Kaap em Cape Town e a gentrificação

Bo-Kaap e os habitantes “Cap Malay”

Os primeiros habitantes de Bo-Kaap eram compostos por escravos considerados como mão-de-obra barata  e vindos da Malásia, Indonésia e Índia durante os séculos XVI e XVII. Todo esse esse grupo começou a ser chamado de “Cape Malay” (embora nem todos eles fossem da Malásia). Essa população originária do sul e sudeste da Ásia é chamada de “coloured” por aqui e também sofreu muito durante o apartheid, que falaremos em seguida.

Depois de 1795, os britânicos tomaram o poder dos holandeses. Dentre uma das reformas feitas pelos britânicos, temos a emancipação dos escravos. Esses escravos, de origem malaia e de outras regiões próximas, começaram a ocupar esse espaço e criaram o que chamamos hoje de Bo-Kaap.

Bo-Kaap em Cape Town e a gentrificação

O apartheid e os “coloured”

Curiosamente, durante o apartheid, os moradores daqui foram poupados de se mudar para ceder a casa para os habitantes brancos. Nosso guia, por exemplo, morava no District 6, bem pertinho daqui, e sua família foi obrigada a se mudar para uma township distante do centro da cidade. Para quem quer saber um pouco mais sobre as famosas townships, leia esse texto, ou veja este texto sobre a maior township da África do Sul, Soweto.

Bo-Kaap em Cape Town e a gentrificação

Ele nos disse que quando era criança, o carteiro lhe entregou uma carta e pediu que ele desse ao seu pai. Ele ficou o dia todo esperando o seu pai voltar do trabalho e, quando seu pai começou a ler, viu lágrimas escorrendo pelo rosto. Eles teriam que sair da casa que construíram com tanto sacrifício imediatamente. Confesso que quando ele nos contou a sua lembrança, não consegui conter as lágrimas.

Bo-Kaap em Cape Town e a gentrificação

Nosso guia nos disse que essas casinhas são coloridas assim por um motivo bem simples: localização. Como os habitantes daqui não sabiam ler, para indicar qual casa era a sua, ficava mais fácil dizer que a sua casa era a verde, entre a rosa e a azul, por exemplo. Legal, né?

Os habitantes de Bo-Kaap são, em sua maioria, muçulmanos. No entanto, isso vem mudando, pois a região está cada vez mais valorizada, o que está fazendo com que seus antigos habitantes vendam suas casas e se mudem para as periferias. Os antigos moradores não conseguem bancar mais a vida por aqui e os impostos atrelados à propriedade. A nova geração de moradores é principalmente branca e sem nenhuma conexão história com o lugar.

*Agradecimentos a South African Airways e South African Tourism por mais uma viagem linda pela África do Sul.

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

Comments:

  • 15/05/2017

    Bairro incrivel né? Uma pena a gentrificação pela história dos moradores do lugar.
    Questões de acesso à moradia não são exclusividade nossa. Aliás temos muito mais em comum com os sul-africanos do que se imagina 😉
    Muito legal o post! Bjs.

    reply...

post a comment