Trabalho voluntário com animais na África: cuidado!

African Horizon-7

Está pensando em fazer um trabalho voluntário com leões na África do Sul? Cuidado, pois sem querer você pode estar incentivando a prática do chamado Canned Hunt, ou caça enlatada em português. Quer saber o que isso significa? Continue lendo….

Trabalho voluntário com animais na África: cuidado!

Tem muita gente que tem sonho de fazer um trabalho voluntário com animais na África, especialmente com felinos. O problema é que muitos desses lugares cuidam de filhotes em cativeiro com a ajuda de voluntários e, quando eles se tornam adultos, os vendem para que caçadores os matem.

É importante pensar no bem-estar dos animais

Nós, como viajantes responsáveis, temos que estar atentos aos lugares que visitamos. Eu já escrevi uma postagem sobre turismo com animais e como o turismo responsável é a saída, mas ainda acho que não falei o suficiente. Por isso, peço que vocês antes de fechar um pacote de trabalho voluntário com animais, veja se a propriedade realmente reabilita os animais ou o intuito é cuidar dos bichanos para que depois caçadores os matem.

Por exemplo: perto de Joanesburgo há um lugar chamado Lion Park, que é bastante famoso no Brasil. Muitos turistas visitam lá diariamente, seja para conhecer o lugar, seja para trabalhar como voluntário. Pois é, muitos daqueles filhotes fofinhos de leão são vendidos para serem mortos…imagina a decepção de quem vai para lá com o intuito de ajudar a bicharada, como essa menina desse artigo fez.

Pesquise muito antes de fechar um pacote ou trabalho voluntário com animais

Em um documento da Fair Trade Tourism developed Captive Wildlife Guidelines, vemos que apenas 6 das 62 associações de turismo de diversos países fornece alguma informação sobre o bem-estar dos animais envolvidos. Ou seja: é necessário que haja uma mudança e transparência por parte dessas empresas, mas também uma pressão por parte do consumidor para que isso mude. A SATSA, associação da África do Sul, por exemplo, não fornece informações básicas sobre esse assunto.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO?

Vai viajar? Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele além de ser um item indispensável para quem não quer gastar uma fortuna com imprevistos, é obrigatório para viagens para a Europa, por exemplo. Faça sua cotação e parcele em até 9X no cartão ou pague no boleto. Use o CUPOM VIAGEMPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto!

E como descobrir que espaço realmente cuida dos animais?

Uma ótima maneira é seguir a página Volunteers in Africa Beware. Lá eles têm uma lista dos lugares que eles não recomendam a visita. Segue a lista resumida em inglês dos lugares que eles não recomendam:

uBhetyan-o-Africa–  https://www.facebook.com/volunteeratubhetyan

Kwantu Game Reservewww.kwantu.co.za

Marakele Predator Centrewww.marakelepredatorcentre.co.za 

Sondela Nature Reservewww.sondela.com

Zanchieta Wild Cat Farmwww.wildcatfarm.co.za

Knysna Elephant Parkwww.knysnaelephantpark.co.za

Tenikwa Wildlife Awareness Centrewww.tenikwa.com

Lory Park Animal and Owl Sanctuarywww.lorypark.co.za

Cheetah Experiencewww.cheetahexperience.com 

Glen Africwww.glenafric.co.za

Kwa Madwalawww.biggamebackpackers.co.za

Mukuni Big Five Safariswww.mukunibig5.co.zm

ALERT (African Lion & Environmental Research Trust)www.lionalert.org/page/about-us

Lion Encounterwww.lionencounter.com

Antelope Parkwww.antelopepark.co.zw

Espero que esse post ajude você a escolher uma instituição de confiança ao fazer seu trabalho voluntário com animais.

Receba promoções e novidades em seu email!
Assine

Booking.com

VIAGEM COM DESCONTO?

Nós temos diversos parceiros para te ajudar a viajar mais barato:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here