Trem Flecha Vermelha: de Moscou a São Petersburgo

Uma das experiências mais bacanas que pude vivenciar em nossa última viagem à Rússia foi a nossa viagem de trem no Flecha Vermelha de Moscou a São Petersburgo.

Trem Flecha Vermelha: de Moscou a São Petersburgo

Se você está pensando que essa é apenas mais uma viagem bacana de trem, você está enganado. Viajar no Flecha Vermelha é muito mais do que isso: é viajar na história da Rússia!

Trem Flecha Vermelha: de Moscou a São Petersburgo

Esse trem começou a funcionar em 1931 e o serviço apenas ficou interrompido entre 1941 e 1943 (durante o Cerco a Leningrado devido à ofensiva nazista). Em 1962, sua cor vermelha tão característica foi adotada em 1962 e no ano seguinte a música “Hino para uma grande cidade” (que depois virou um hino à cidade de São Petersburgo) começou a ser usada antes da partida do trem, às 23h55.

Trem Flecha Vermelha: de Moscou a São Petersburgo

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 25% DE DESCONTO?

Vai viajar? Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele além de ser um item indispensável para quem não quer gastar uma fortuna com imprevistos, é obrigatório para viagens para a Europa, por exemplo. Faça sua cotação e parcele em até 6X no cartão! CUPOM: QUERO25OFF

Durante o período soviético, esse era o trem usado pelo Partido em suas viagens entre Moscou e São Petersburgo.

Como é o trem Flecha Vermelha?

O trem Flecha Vermelha possui vagões de primeira classe, outros de segunda, um restaurante e uma área VIP. Nós nos hospedamos no de segunda classe, que já era super confortável.

Trem Flecha Vermelha: de Moscou a São Petersburgo

A segunda classe possui 4 camas e está incluso o jantar e também o café da manhã. A água para o chá também pode ser usada à vontade. Como nós estávamos em 3, sabíamos que correríamos o risco de ter um desconhecido em nossa cabine, mas uma viagem para a Rússia sem aventuras não é uma viagem. 😉

Trem Flecha Vermelha: de Moscou a São Petersburgo

 

Nosso companheiro de cabine era um senhor indo a trabalho para Peter. Ele não era muito de conversa, então não conversamos muito. Quando chegamos na cabine ele já estava até de pijaminha indo dormir, então até nos esforçamos para não falar muito e incomodá-lo.

Trem Flecha Vermelha: de Moscou a São Petersburgo

Para falar a verdade, nós também estávamos bem cansados, pois havíamos passeado o dia todo por Moscou, deixado as malas no hotel e, no final do dia voltamos para pegar nossas bagagens. Depois, ficamos fazendo hora em um café até dar a hora de irmos para a estação de trem.

Primeira classe, segunda classe ou VIP?

Primeira classe

A primeira classe tem apenas duas camas, e como não queríamos deixar a nossa cunhada separada de nós, essa não era uma opção.

VIP

A VIP inclui também duas camas, mais um banheiro e chuveiro. A verdade é que eu realmente não achei necessário em uma viagem de 8 horas ter um chuveiro. Bom, mas cada um com seu cada um. rs

Segunda classe

Trem Flecha Vermelha: de Moscou a São Petersburgo

Essa foi a nossa opção. A cabine inclui 4 camas super confortáveis e, se você estiver em um número menor do que 4, terá a aventura de descobrir na hora quem vai dormir junto com você. 😛

Trem Flecha Vermelha: de Moscou a São Petersburgo

Eu achei essa uma ótima opção. Nós conseguimos jantar super bem e dormimos melhor ainda. Se eu pudesse, dormiria todos os dias lá, pois o balanço do trem e o barulhinho foi uma beleza! Dormimos igual crianças!

Antes de chegar, fomos acordados para tomar nosso café da manhã.Chegamos em Peter bem cedinho e cheios de vontade de desbravar tudo o que a cidade tem para oferecer. 🙂

Informações

Onde comprar: você pode comprar seu ingresso para o Flecha Vermelha online. O site tem versão em inglês. 

Horário: o trem parte às 23h55 (da estação Leningradski) e chega em São Petersburgo às 7h55 (na estação Moscovski).

Booking.com

VIAGEM COM DESCONTO?

Nós temos diversos parceiros para te ajudar a viajar mais barato:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here