Catedral Cristo, o Salvador em Moscou e suas transformações

Início Moscou Catedral Cristo, o Salvador em Moscou e suas transformações

Uma das catedrais mais emblemáticas de Moscou (com exceção da Catedral de São Basílio, é claro) é a Catedral de Cristo, o Salvador (em russo Храм Христа Спасителя).

Catedral Cristo, o Salvador em Moscou e suas transformações

- Publicidade -

Localizada às margens do rio Moscou e ao lado do Krêmlin, é a principal catedral da ortodoxia russa. Ela é a  catedral ortodoxa russa mais alta do mundo e pode comportar mais de 10.000 fiéis.

- Publicidade -

Para homenagear as tropas que libertaram a Rússia de Napoleão em 1812, o imperador Alexandre I decide construir uma catedral que fizesse jus à luta. A construção foi então iniciada com uma mistura de doações vindas de toda a Rússia e também do Império.

Stálin e a reconfiguração dos espaços religiosos

Entretanto, em 1931 ela foi destruída a pedido do Stálin para dar lugar a um monumento em memória a Lênin. Nesse vídeo você poderá ver o momento da demolição:

Os planos de criar o monumento não foram pra frente e no lugar acabou sendo construída uma piscina gigante, na verdade a maior de toda a União Soviética. Como a religião era considerada o “ópio das massas”, eles acreditavam que uma piscina seria mais útil à população, já que muito mais pessoas poderiam desfrutar de um momento de lazer (já que antes, apenas os fiéis desfrutavam do espaço). Depois, para tornar esse espaço ainda mais utilizado pela população, foi instalado um sistema de aquecimento da água para não se necessário o fechamento do espaço durante os meses mais frios.

Esse movimento de reaproveitamento dos espaços religiosos aconteceu em toda a Rússia: locais onde havia igrejas e catedrais foram transformados em piscinas, bibliotecas, cinemas e moradia. Muitos russos têm sentimentos conflituosos com relação a essa piscina, pois muitos aprenderam a nadar aqui e também vinham com muita frequência encontrar os amigos.

Reconstrução da catedral nos anos 90

Nos anos 80 houve uma mudança de pensamento com relação à religião e aos poucos a comunidade ortodoxa começa a reformar igrejas espalhadas pelo país. Em 1994 a piscina fechou e decidiu-se então reconstruir a  catedral nos moldes da antiga com doações.

Tem muita gente que também não ficou muito contente com a reconstrução da catedral, e a chamam de catedral da Disney, já que é uma réplica. A verdade é que sempre haverá alguém insatisfeito e que eu fiquei morrendo de vontade de nadar naquela piscina 😛

Informações

Estação de metrô mais próxima: Kropotkinskaya

Horário: dsas 10h as 17h.

Booking.com
Deise de Oliveirahttp://www.viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Booking.com
VIAGEMPELOMUNDO5
- Publicidade -