Consulado da Espanha em São Paulo: visto, casamento e passaporte só com agendamento

InícioDocumentosConsulado da Espanha em São Paulo: visto, casamento e passaporte só com...

Hoje nós fomos ao Consulado da Espanha em São Paulo para registrar o nosso casamento e “batemos com a cara na porta”. Na última vez que estivemos lá, em abril e 2018, não era necessário agendamento para passaportes, vistos e registros civis e desde maio a coisa mudou e nós não sabíamos.

Como o Fabio é espanhol, nós temos direito a registrar nosso casamento no Consulado da Espanha em SP, já que somos residentes na cidade. Em abril estivemos lá para fazer isso com todos os documentos, mas eles não aceitaram o documento de transcrição do nosso casamento (que foi nos EUA) e eles exigiram que apostilássemos nosso casamento nos EUA e, com isso em mãos, poderíamos dar entrada no registro. Eles então enviariam todos os documentos para o Consulado da Espanha em Miami para registrar nosso matrimônio.

Hoje, depois de meses, resolvemos acabar com essa novela e ir registrar nosso casamento. Percebemos que a recepção já estava demorando mais do que o normal, mas até aí não desconfiávamos de nada. Quando, finalmente, chegou a nossa vez, o funcionário perguntou: vocês têm agendamento? A gente não sabia que tinha mudado!

Requerimento de passaporte espanhol, visto ou registro civil: agora só com agendamento

O funcionário me deu um papel com o endereço para solicitar o agendamento e, para a minha surpresa, a data mais próxima era em maio! O problema é que os documentos que eles exigem só podem ser usados até 12 meses da data de emissão ou devem ser reemitidos. Eu fiquei desesperada e muito nervosa, pois teria que fazer um novo pedido de apostilamento nos EUA, que já havia me custado 200 dólares (isso porque eu enviei o documento original de Chicago para a Flórida e eles enviaram para a minha cunhada na Califórnia, se fosse para o Brasil seria mais caro ainda).

Como não tinha escolha, fiz a reserva para o final de maio, quando já estaríamos de volta de nossas férias, mas eu ainda estava na esperança de que alguém fosse cancelar antes disso, para não termos que mandar fazer todos os documentos novamente. E deu certo! Eu ficava dando refresh que nem louca…e não é que apareceu uma data disponível para fevereiro? Imagina a minha felicidade!

Pois é, pessoal! Então, esse post é só um aviso aos navegantes: vai precisar renovar o visto espanhol, emitir um passaporte espanhol ou registrar o casamento com um cidadão espanhol? Agora é só por agendamento e vale a pena fazer tudo com muita antecedência para não passar o sufoco que nós passamos.

Como fazer seu agendamento?

Entre no site do Consulado da Espanha, depois clique em Solicitar Cita Previa e preencha os dados. Se você precisar mudar a data, é só cancelar o agendamento anterior e realizar um novo.

Booking.com
 
Deise de Oliveira
Deise de Oliveirahttp://viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

 
 
Deise de Oliveira
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter