Top
  >  Finlândia   >  Fortaleza de Suomenlinna desde Helsinque, Finlândia
Suomenlinna Helsinki

Visitar a Fortaleza de Suomenlinna é um daquelas passeios imperdíveis para quem for viajar para Helsinque, na Finlândia e não é por menos que ela virou Patrimônio da Humanidade em 1991.

Suomenlinna foi construída no século XVIII pela Suécia para proteção do território. A ilha já teve alguns nomes diferentes, como Sveaborg (quando em poder dos suecos), Viapori (quando em poder dos russos) e apenas em 1918, com a independência da Finlândia é que o nome foi mudado para o nome que conhecemos hoje, que literalmente significa “Fortaleza da Finlândia”.

Suomenlinna: um local estratégico

Durante as Guerras do Norte, (1700-1721), Carlos XII da Suécia e Pedro, o Grande combateram pela posse do lugar, até então em posse dos escandinavos. No final da guerra, decidiu-se que os suecos cederiam à Rússia a região da Carélia (a leste da Finlândia) e a parte sudeste.

Os russos estavam cada vez mais ganhando espaço na Finlândia e isso não era visto com bons olhos. Por isso, Frederico I da Suécia decidiu construir nas seis ilhotas em frente a Helsinque uma fortaleza na tentativa de controlar o movimento dos russos.

Entretanto, a ideia veio abaixo em 1808, com a Guerra Finlandesa: as tropas do czar cercaram o lugar e acabaram tomando posse mesmo assim. O lugar então passou a se chamar de Viapori durante os próximos 100 anos.

Durante a Guerra da Crimeia, a Fortaleza foi bombardeada pelas tropas anglo-francesas, obrigando os russos a reconstruir o lugar. Em 1917, entretanto, a Rússia devolveu Suomenlinna aos finlandeses como resultado da Revolução de Outubro.

O que fazer em Suomenlinna

Cerca de 6km de muros da fortaleza ainda estão em pé, incluindo 150 canhões e 200 imóveis. Isso faz com que Suomenlinna seja a maior fortaleza marítima do mundo! É impressionante!

Suomenlinna é um complexo de pequenas ilhas interconectadas. Ao sair do ferry, parece que você entrou em um outro mundo. É tudo quieto e tranquilo. Embora pareça uma ilha abandonada, cerca de 850 pessoas vivem aqui.

Aqui á há um centro de visitantes que vale a pena entrar e conhecer um pouco da história do lugar. Também há um café para se esquentar antes de seguir com o passeio.

Para quem me conhece, sabe que eu não me dou muito bem com barcos, então eu tomei um remédio para enjoo antes de começar a brincadeira. Resolveu! Consegui passear pela ilha com dignidade. rs

Ah! E o trajeto de balsa fica aberto até no inverno, pois a embarcação consegue quebrar o gelo e seguir caminho. A única questão é o frio, que é de cortar os ossos. rs

Quer ver um pouco mais de Suomenlinna? Saca só esse vídeo:

Informações

  • Os passeios acontecem o ano inteiro e o trajeto dura cerca de 15 minutos. No inverno, no entanto, a frequência de balsas é menor, então veja os horários de saída aqui.
  • O bilhete custa 2.50 euros (ida). Se você tiver o Helsinki Card é de graça!
  • Cães são permitidos, mas devem estar com guia.
  • A balsa sai da Market Square, a praça principal de Helsinque.

Este site contém links de afiliados. Isso significa que, se você clicar em um desses links e fizer uma compra, podemos receber uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você. Essas comissões ajudam a manter nosso site funcionando e nos permitem continuar criando conteúdo novo e útil para você. Agradecemos imensamente pelo seu apoio e por utilizar os links fornecidos.

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

post a comment