Fortaleza de Suomenlinna desde Helsinque, Finlândia


Visitar a Fortaleza de Suomenlinna é um daquelas passeios imperdíveis para quem for viajar para Helsinque, na Finlândia e não é por menos que ela virou Patrimônio da Humanidade em 1991.

Suomenlinna foi construída no século XVIII pela Suécia para proteção do território. A ilha já teve alguns nomes diferentes, como Sveaborg (quando em poder dos suecos), Viapori (quando em poder dos russos) e apenas em 1918, com a independência da Finlândia é que o nome foi mudado para o nome que conhecemos hoje, que literalmente significa “Fortaleza da Finlândia”.

Suomenlinna: um local estratégico

Durante as Guerras do Norte, (1700-1721), Carlos XII da Suécia e Pedro, o Grande combateram pela posse do lugar, até então em posse dos escandinavos. No final da guerra, decidiu-se que os suecos cederiam à Rússia a região da Carélia (a leste da Finlândia) e a parte sudeste.

Os russos estavam cada vez mais ganhando espaço na Finlândia e isso não era visto com bons olhos. Por isso, Frederico I da Suécia decidiu construir nas seis ilhotas em frente a Helsinque uma fortaleza na tentativa de controlar o movimento dos russos.

Entretanto, a ideia veio abaixo em 1808, com a Guerra Finlandesa: as tropas do czar cercaram o lugar e acabaram tomando posse mesmo assim. O lugar então passou a se chamar de Viapori durante os próximos 100 anos.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO?

Vai viajar? Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele além de ser um item indispensável para quem não quer gastar uma fortuna com imprevistos, é obrigatório para viagens para a Europa, por exemplo. Faça sua cotação e parcele em até 9X no cartão ou pague no boleto. Use o CUPOM VIAGEMPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto!

Durante a Guerra da Crimeia, a Fortaleza foi bombardeada pelas tropas anglo-francesas, obrigando os russos a reconstruir o lugar. Em 1917, entretanto, a Rússia devolveu Suomenlinna aos finlandeses como resultado da Revolução de Outubro.

O que fazer em Suomenlinna

Cerca de 6km de muros da fortaleza ainda estão em pé, incluindo 150 canhões e 200 imóveis. Isso faz com que Suomenlinna seja a maior fortaleza marítima do mundo! É impressionante!

Suomenlinna é um complexo de pequenas ilhas interconectadas. Ao sair do ferry, parece que você entrou em um outro mundo. É tudo quieto e tranquilo. Embora pareça uma ilha abandonada, cerca de 850 pessoas vivem aqui.

Aqui á há um centro de visitantes que vale a pena entrar e conhecer um pouco da história do lugar. Também há um café para se esquentar antes de seguir com o passeio.

Para quem me conhece, sabe que eu não me dou muito bem com barcos, então eu tomei um remédio para enjoo antes de começar a brincadeira. Resolveu! Consegui passear pela ilha com dignidade. rs

Ah! E o trajeto de balsa fica aberto até no inverno, pois a embarcação consegue quebrar o gelo e seguir caminho. A única questão é o frio, que é de cortar os ossos. rs

Quer ver um pouco mais de Suomenlinna? Saca só esse vídeo:

Informações

  • Os passeios acontecem o ano inteiro e o trajeto dura cerca de 15 minutos. No inverno, no entanto, a frequência de balsas é menor, então veja os horários de saída aqui.
  • O bilhete custa 2.50 euros (ida). Se você tiver o Helsinki Card é de graça!
  • Cães são permitidos, mas devem estar com guia.
  • A balsa sai da Market Square, a praça principal de Helsinque.
Receba promoções e novidades em seu email!
Assine

Booking.com

VIAGEM COM DESCONTO?

Nós temos diversos parceiros para te ajudar a viajar mais barato:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here