Depois de realizar o meu sonho e conhecer o super famoso parque das tulipas, o Keukenhof, nós pegamos nosso carro alugado e seguimos viagem até Kinderdijk, lugar que tem os mais famosos e lindos moinhos de vento da Holanda.

Nosso passeio ao Kinderdijk

Kinderdijk fica a 25km de Roterdã, mas como a Holanda é um país bem pequeno, é possível ir até la mesmo se você estiver hospedado em Amsterdã ou perto de lá (que foi o que fizemos).

O lugar é considerado Patrimônio da UNESCO desde 1997 e possui 19 moinhos de vento que estão muito preservados. Essas construções foram erguidas no século XVI para drenar água de um lado e levar para outro, a fim de evitar enchentes.

Dessas 19 construções, é possível visitar apenas 2 por dentro. Mesmo assim, é bem interessante: nunca imaginei que as pessoas pudessem morar tão bem dentro de um moinho! Outros moinhos no local são propriedade privada e há famílias que ainda moram neles…muito legal, né?

Booking.com

A história dos moinhos de vento

Como boa parte do país, Kinderdijk está abaixo do nível do mar, esses moinhos tiveram um papel fundamental no desenvolvimento do país e até hoje eles funcionam. Embora hoje haja métodos mais tecnológicos para barrar a água, esses moinhos podem ser usados a qualquer momento em caso de emergência.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO?

Vai viajar? Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele além de ser um item indispensável para quem não quer gastar uma fortuna com imprevistos, é obrigatório para viagens para a Europa, por exemplo. Faça sua cotação e parcele em até 9X no cartão ou pague no boleto. Use o CUPOM VIAGEMPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto!

E por falar em emergência, a posição das pás dos moinhos, nos tempos áureos, tinham significados. Dependendo de sua posição poderia indicar que o moleiro estava descansando, ou alguém tinha dado à luz, morrido, casado,etc.

No início do passeio há um vídeo de explicação sobre a história do lugar que é bastante interessante e uma coisa que ficou na minha cabeça foi a frase: “Deus criou o homem e os holandeses criaram a Holanda”. E foi mais ou menos isso mesmo. Por conta da engenhosidade dos locais, o país se desenvolveu e cresceu até se tornar o que se tornou atualmente: um país rico, aberto e muito progressivo.

O nome daqui se deu depois de uma enchente que aconteceu no século XVI e também a um conto de fadas chamado “O Gato e o berço”, que diz que um gato foi avistado dentro de um berço que foi levado depois de uma inundação. Depois, percebeu-se que havia um bebê lá dentro, o que deu o nome de Kinderdjik, ou dique das crianças.

O local é muito lindo e vale muito a visita. Quando chegamos, o estacionamento que fica bem perto da entrada estava lotado, então tivemos que deixar o nosso carro na entrada da cidadezinha. O ponto positivo é que não tivemos que pagar, mas tivemos que caminhar por uns 10 minutos, o que não foi um problema, pois paramos em uma padaria na volta e compramos gostosuras para a volta.

A entrada em alguns moinhos é permitida e paga. É possível comprar uma entrada que inclui um passeio de barco. Eles saem a cada 30 minutos de alguns pontos do local e é uma ótima opção para não quem não quer caminhar tudo.

O que eu mais gostei de viajar para Kindedijk com cachorro

É permitido visitar o local com cães e até ir na balsa com eles, só não é possível entrar dentro dos moinhos com eles. Valeu super a pena viajar com o Wurst para a Europa, pois ele é um cão muito parceiro e educado.

Nossa viagem toda pela a Holanda com ele foi muito especial e só fez a gente apreciar ainda mais os momentos que passamos juntos nos divertindo. Explorar, cheirar novos lugares, comer coisas novas…esse cachorrinho tem muita sorte! Na verdade, nós é que temos sorte de ter um parceiro tão bacana e que não nos dá trabalho nenhum. <3

Como o local é todo plano, é muito acessível a qualquer pessoa, criança ou idoso. Nós tivemos uma super sorte de pegar um dia super bonito e até com sol para deixar as fotos ainda mais lindas.

Informações

Endereço: fica a cerca de 100km de Amsterdã ou 1h15 de carro.

Preço: para ficar no lado de fora é grátis e para visitar os moinhos você paga. Se você quiser pegar o barco também terá que pagar um valor adicional. Adultos pagam 8 euros.

Agradecimentos ao Turismo de Amsterdã e ao Kinderdijk por nos ceder os ingressos.

VIAGEM COM DESCONTO?

Nós temos diversos parceiros para te ajudar a viajar mais barato:
Booking.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here