Visitando o Stonehenge – Inglaterra

Início Inglaterra Visitando o Stonehenge - Inglaterra

Sempre quis ver de perto o Stonehenge. Na verdade quando eu era pequena, o meu sonho era conhecer a Inglaterra toda. Hoje em dia os meus sonhos mudaram, mas a curiosidade de conhecer esse lugar tão enigmático continuou.

Que saber como chegar lá? Veja então como chegar ao Stonehenge

Visitando o Stonehenge – Inglaterra

- Publicidade -

Origem do Stonehenge

O nome Stonehenge vem do inglês arcaico “stan” (pedra) e “hencg” (eixo), já em Saxão significa “pedras penduradas”. Até hoje não se sabe muita coisa a respeito desse círculo de rochas, e por isso mesmo ele continua sendo motivo de curiosidade e também de admiração por muitas pessoas. Ele é também o monumento mais complexo da Idade do Bronze existente na Inglaterra.
As dúvidas são muitas: como essas rochas vieram parar aqui? (Sabe-se hoje que esse tipo de rocha só pode ser encontrado no País de Gales,  a muitos quilômetros de distância daqui. Uma teoria é a de que as rochas foram trazidas com a ajuda do rio, que corta a cidade mais próxima, Salisbury.
Agora, por que construir um espaço desse porte? Qual era a real função do Stonehenge? Isso também não está muito claro, mas uma das teorias é a de que como as rochas tinham certo alinhamento com o sol durante o solstício de verão e de inverno, esse lugar pode ter sido um espaço para os estudos astronômicos e funções religiosas.
Stonehenge-2
A teoria de que ele foi utilizado somente para a celebração da colheira não foi amplamente aceita porque o solstício de verão ocorre bem após o período de crescimento da plantação e o solstício de inverno bem após a colheita. Uma coisa que já se sabe é que desde o início da construção, o lugar foi palco de enterros e cremações.
No dia 21 de junho o sol nasce exatamente na pedra principal. Imagino que aqui deva ficar cheio de pessoas querendo ver esse evento!
É importante ressaltar aqui uma lenda que corre até hoje sobre esse lugar: os druidas não foram os responsáveis pela construção do Stonehenge, pois eles chegaram por esta região somente após o ano 300 a.C. e o Stonhehenge data de 3100 a.C (as sua primeira construção). Logo, não existe possibilidade de terem sido os druidas, concordam?
Stonehenge
Ah, também é importante dizer que o Stonehenge foi erguido 3 vezes durante períodos diferentes da história: 3100 a.C., 2150 a.C. e 2075 a.C. Logo, vemos que esse espaço foi de muita importância, pois para construírem 3 vezes no mesmo lugar, não é pra qualquer um. Os estudos mais recentes dizem que a construção do Stonehenge está relacionado com o povo Durrington, que vivia perto de Salisbury. Nessa foto dá pra ter uma ideia de como era o Stonehenge em suas 3 fases:
 Stonehenge-3
Em 1986 o monumento entrou na lista da UNESCO de Patrimônio Mundial. Agora só para causar polêmica, o mesmo Stonehenge foi eleito o “most disapointing site”, algo como  “lugar mais desapontador” em português. A pesquisa foi respondida pelos ingleses em pesquisa com a BBC.

Para visitar o Stonehenge

Para visitar o Stonehenge, você tem algumas opções: de carro (pegando a estrada A303), de ônibus de linha e um ônibus que inclui  já a entrada para o monumento e também para o Old Sarum.

Como o preço do ônibus de linha mais a entrada já sai praticamente o preço do combo, resolvi pegar o ônibus que incluía tudo. O ônibus vermelhinho de dois andares sai da estação de trem de Salisbury, passa pela rodoviária e segue em direção ao Stonehenge. Na volta se você quiser, dá pra parar no Old Sarum e pegar o próximo ônibus para Salisbury. Você compra o ingresso direto com o motorista e os horários vão variar de acordo com o período do ano. Os preços também são divididos em adulto, estudante e criança. Para mais informações, visite o site da The Stonehenge Tour.
Chegando no lugar, não desanime com o grande estacionamento na entrada. Finja que não existe nada ali, pegue o seu audioguia que está incluso no preço da entrada e siga em direção ao grande monumento. Ouça as histórias e siga sem pressa, senão o passeio vai ser sem graça mesmo.
Eu acho que valeu muito a pena conhecer um lugar que desperta a curiosidade de muita gente durante muitos anos. O lugar é lindo e ótimo para fotografias. E aí? O  que vocês acham? Vale a pena visitar o Stonehenge?

Tours ao Stonehenge

Outra opção para chegar a Stonehenge é através deste tour da WePlann, que também passa por Windsor e Bath. O tour conta com audioguia em português e tem 11 horas de duração. Você pode garantir este tour no site da WePlann e pagar em R$, sem IOF, e parcelar em 6x sem juros ou até 12x.
- Publicidade -
- Publicidade -
Booking.com
Deise de Oliveirahttp://www.viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

14 COMENTÁRIOS

  1. Olá a todos!
    Assim como a Deise, á algumas semanas atrás tive a oportunidade de visitar o “Stonehenge”. Era algo que sempre me chamou muito à atenção então fiz questão de incluir no meu roteiro de viagem a Londres.
    Bom, eu fui para lá partindo do Centro de Londres, mais precisamente da Victoria Station. O preço do translado (Victoria Station – Stonehenge – Victoria Station) ficou em £25,00. Uma viagem de vinte minutos, aproximadamente. Existem algumas opções de pacotes para Stonehenge que também incluem outros pontos turísticos como o castelo onde foi gravado Harry Potter etc… mas para mim bastava o Stonehenge.
    A sensação foi única… assim que quando o motorista do ônibus fazia um breve discurso sobre o local dizendo que já estavamos próximos quando ele pede para olharmos para o lado esquerdo para vermos um “pequeno” monumento (o motorista ironicamente o chama de “pequeno”). Quando direciono o meu olhar e o vi, foi incrível! Alguns dos pontos históricos que mais me imprecionaram até hoje.
    Bom, espero que todos tenham a oportunidade de visitá-lo.
    Até mais…

  2. Adorei seu post. Já estive algumas vezes em Inglaterra, mas nunca tive oportunidade de visitar esse lugar. Da próxima vez que visitar Inglaterra acho que vou visitar Stonehenge. Abraço.

  3. Conheci Stonehenge há dois meses (abril/2012). Acho que valeu muito a pena. Estava em Londres e paguei por um tour de um dia que me levava de ônibus de lá ao Castelo de Windsor, a Stonhehenge e à cidade de Bath; tudo por, praticamente, o preço que pagaria apenas pelas passagens de ida e volta de trem para Salisbury. Foi um pouco corrido, mas o suficiente.

    Já tinha acessado este blog uns meses antes de viajar e foi útil para mim. Obrigado!

    Abraço!

    • Que bacana Leonardo!
      E que bom que você voltou aqui para dar esse feedback.
      Ótimas viagens para você!

  4. Oi Deise.
    Estou pensando em visitar Old Sarum, Stonehenge e a Catedral de Salisbury. Estou querendo uma estimativa de tempo que ficarei em cada um dos lugares. Para Stonehenge já me disseram que leva uns 40 min. Para a Catedral acho que 30 min dá (incluido aí a caminhada do terminal do õnibus). Qto tempo vc acha que leva pra visitar Old Sarum? Pensei em sair de Londres no ônibus das 8:50 e voltar no de 16:00. Será que dá tempo?
    Abç
    Priscila

  5. Olá, tudo bem? Excelente post!

    Me tire uma dúvida, por favor… Quando você foi para lá, você pegou o ônibus diretamente na estação de trem? Comprou os tickets lá mesmo?

    Pergunto isso porque tem a opção de reservar antecipadamente, mas se der pra fazer só na hora acho melhor…

    Um abraço

    Marcos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Booking.com
VIAGEMPELOMUNDO5
- Publicidade -