Praça Victor Civita – São Paulo

InícioSão Paulo capitalPraça Victor Civita - São Paulo

Esta é muito mais do que uma praça. É denominada “Espaço Aberto da Sustentabilidade” e se trata da revitalização de uma área urbana degradada; um terreno que de 1949 a 1989 funcionou como o incinerador de Pinheiros em São Paulo (conhecido como sumidouro), um depósito e centro de processamento de resíduos domiciliares e hospitalares. Após a desativação do mesmo, a área passou a ser utilizada por cooperativas de reciclagem até o final de 2006.
Em 2001 começaram os estudos, a partir da oferta da prefeitura em ceder o terreno para o Grupo Abril implantar uma praça.
Estes estudos apontaram a presença de diversas substâncias tóxicas: dioxinas, furanos e metais pesados (como chumbo, alumínio, zinco, entre outros).
A contaminação do solo estava acima dos níveis aceitáveis, o que levou a equipe à uma busca junto aos órgãos públicos responsáveis (Cetesb, Secretaria do Verde e Meio Ambiente e GTZ) pela solução hoje apresentada. Hoje o local não oferece qualquer tipo de risco aos visitantes.

A obra foi gerenciada pelo Instituto Abril, em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros, o Itaú, a Even Construtora, a Petrobrás e a comunidade.
Trata-se de uma jóia arquitetônica em São Paulo, e uma iniciativa pioneira no brasil. O projeto é das arquitetas Adriana Levisky e Anna Julia Dietzsch em parceria com a engenheira Heloísa Maringoni.

Com a necessidade de isolar o passeio do contato com o solo contaminado, criou-se um deck que ora é passarela, ora é espaço de contemplação. O mesmo deck vira parapeito e cobertura criando uma sensação de integração, além de um efeito visual impressionante.
Esta é uma resposta ao fato de não haver meios viáveis para a remoção total dos resíduos. As substâncias presentes no solo são dissipadas lentamente pela natureza ao longo dos séculos.

O edifício do incinerador é hoje um museu da sustentabilidade. Conta a história do próprio edifício e do lixo em são paulo. Lições sobre revitalização de áreas degradadas, sobre o saneamento urbano, sobre alternativas em combustíveis e geração de energia estão inclusas neste equipamento urbano. A própria praça serve de exemplo, possui reutilização de água da chuva, madeira certificada e iluminação eficiente com LEDs.

Parceria Público Privada (PPP´s) não é a primeira, mas esta é com certeza um exemplo para a cidade. Uma verdadeira aula, boa visita!


Local
: Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros – São Paulo – SP – CEP 05428-010
Tel.: (11)3031-3689
Funcionamento: diariamente, das 6h30 às 19h
Site: http://pracavictorcivita.abril.com.br

Booking.com
 
Deise de Oliveira
Deise de Oliveirahttp://viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

 
 
Deise de Oliveira
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter