Tax-free ao comprar na Europa: dicas

Início dicas Tax-free ao comprar na Europa: dicas

Dicas de como receber o tax-free ao comprar na Europa

Muita gente não sabe disso, mas quando qualquer turista faz compras de produtos na Europa (tais como roupas, calçados, eletrônicos, computadores, Iphones e Ipads)  e não é residente, tem direito de receber o imposto de volta – o chamado  Tax free.

Afinal, o que é o Tax Free?

Tax Free é um reembolso dado aos turistas que não moram na Europa. A ideia é que se você não mora no país, não faz algum sentido você pagar pelo imposto que você não será beneficiado. Então, artigos que você poderá levar de viagem estão isentos de taxas para aqueles que pedirem o formulário. O reembolso será de entre 16% a 25%, dependendo do país e da loja.
- Publicidade -

Uma coisa importante: algumas lojas têm um limite mínimo de compras para pedir o tax free, e o limite varia de loja para loja.

Como proceder?Como conseguir/pedir o Tax Free?

1- Ao fazer compras em alguma loja, pergunte se eles tem o Tax Free.

- Publicidade -

2- Se eles tiverem, eles terão que preencher um formulário com os seus dados e os dados da compra. Ah, não se esqueça de levar o seu passaporte, pois sem ele não será possível pedir o reembolso.

3- Guarde o formulário com cuidado e ao voltar para o Brasil, deixe suas comprar na mala de mão. Faça o check-in e dirija-se até o local de reembolso do Tax Free com o formulário e as compras. Lá você terá a opção de escolher o reembolso em dinheiro ou no cartão de crédito.

Viu? Nem é tão complicado assim né? Olha, por experiência própria, posso dizer que foi muito prático.

Dúvidas

  • Existe um valor mínimo para pedir o reembolso? Isso vai variar de país para país. O único que não exige valor mínimo é a Irlanda.
  • Esse reembolso vale para todos os produtos? Ele vale somente para produtos que podem ser trazidos para o Brasil, como roupas e calçados.
  • Como será o reembolso? Isso também vai depender de cada país. Às vezes será feito em dinheiro em espécie (em euros) e às vezes em débito no cartão de crédito.
  • Moro na Europa. Posso pedir o tax free? Não. Ele é válido somente para não-residentes.

Alguns exemplos de países da Europa

  • França: o reembolso varia de 5.5% a 19.6% e o valor mínimo da compra deve ser de 175 euros efetuadas em um  mesmo dia em uma mesma loja. Não adianta juntar esse valor em diversas lojas que você não terá o seu imposto de volta. 
  • Espanha: O imposto restituído incide sobre cerca de 13% do valor da compra que deve ter um valor mínimo de 90 euros em uma mesma loja.

Embora muitas pessoas reclamem do sistema de tax-free, alegando que ele é demorado e burocrático, eu não tive problema algum. a única coisa que eu não gostei, é que os vendedores não ficam com uma cara muito feliz quando você pede o tax free, pois eles têm preguiça de preencher o tal formulário. Tirando isso, foi bem tranquilo!

Booking.com
Deise de Oliveirahttp://www.viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

46 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber se no aeroporto de Varsóvia , na Polônia tem o local para restituição de tax free. Vou voltar para o Brasil amanhã, com escala em Paris.As malas serão despachadas na Polônia . Então devo obter tax free na Polônia, antes de despachar a bagagem? Desde já, muito obrigada!

  2. Vou passar um mês na Alemanha e deixei pra comprar roupas e calçados lá, então tudo que comprar será usado até meu retorno, minha dúvida é se na hora de pegar o tax free tenho que apresentar essas roupas e calçados que já foram usados? Obrigada

  3. Tenho visto de Estada Temporária em Portugal até setembro de 2015 e vou ao Brasil agora em janeiro. Eu posso solicitar o tax free? Grato.

  4. Olá a todos!

    Por favor, se comprar um computador MAC na Alemanha na loja Apple, sendo turista brasileira, terei direito ao reembolso do IVA de 19%?
    Onde pediria o reembolso.

    Muita obrigada pelas explicacões.

    abs.

    Lana

  5. Vou para veneza. Meu voo de volta tem conexão em Lisboa, então tenho que carimbar meu Tax free em Lisboa?!! Ou posso pegar esse carimbo em veneza?

  6. Gostaria de saber se a loja apple de Berlin tem taxifree e quanto porcento de desconto eles dão em seus produtos, por exemplo, um mac de 2009 euros. Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Booking.com
VIAGEMPELOMUNDO5
- Publicidade -