Catedral do Sangue Derramado em São Petersburgo

A Catedral do Sangue Derramado (Церковь Спаса на Крови em russo) em São Petersburgo é frequentemente confundida com a Catedral de São Basílio, que fica em Moscou por conta das domas coloridas, mas na verdade elas são bem diferentes.

História da Catedral do Sangue Derramado

A construção começou em 1883 durante o reinado do czar Alexandre III, que tomou poder depois do assassinato de seu pai, Alexandre II (responsável para emancipação dos servos em 1861). A catedral, então, foi construída em homenagem à memória dele e foi concluída apenas em 1907.

A localização da Catedral em São Petersburgo

Em 31 de março de 1881, o czar Alexandre II foi atacado por uma granada. Já machucado, ele decide sair da carruagem e é atacado novamente por uma bomba. Ele é levado para o Palácio de Inverno (onde hoje é o Hermitage), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. O nome da catedral é uma referência literal a esse evento trágico.

Alexandre II até hoje é considerado um dos czares mais queridos por ter abolido a servidão na Rússia (o que não era muito diferente da escravidão). Assim como aqui no Brasil, os servos podiam ser vendidos, trocados, comprados ou até mesmo herdados. A diferença era que lá os servos eram russos mesmo, não vindos da África como aqui, mas a crueldade era a mesma.

Um santuário foi erguido no local onde o czar havia sofrido o ataque, mas depois foi decidido que ali deveria ser construída uma catedral. Para fazer com que o exato local que o czar havia sido atacado ficasse dentro das paredes da catedral, eles tiveram que estreitar o leito do canal Griboiêdov. Eles fizeram até um santuário dentro da catedral com pedras semi-preciosas no local do ataque.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 25% DE DESCONTO?

Vai viajar? Não se esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele além de ser um item indispensável para quem não quer gastar uma fortuna com imprevistos, é obrigatório para viagens para a Europa, por exemplo. Faça sua cotação e parcele em até 6X no cartão! CUPOM: QUERO25OFF

Uma catedral diferentes das outras em São Petersburgo

Essa é uma catedral muito diferente das outras que vemos na cidade, pois volta às origens, como uma tentativa Romântica de trazer um pouco da cultura russa à cidade. Para quem não sabe, São Petersburgo foi construída a pedido do czar Pedro, o Grande com o objetivo de europeizar o país. São Petersburgo seria uma janela da Rússia para a Europa e, por isso, a cidade parece mais europeia do que russa.

Por dentro, ela possui muitos mosaicos, o que fez com que a obra atrasasse e também ficasse bastante cara: foram gastos quase 4 milhões de dólares: muito mais do que estava inicialmente planejado.

Durante a Revolução Russa, ela foi bastante destruída e muitos dos seus materiais reutilizados em outros projetos. Depois, durante a Segunda Guerra, o espaço acabou virando um necrotério e depois até um depósito. O local só foi aberto novamente para visitas em 1997, depois de passar por mais reformas.

Essa realmente é uma catedral que merece ser visitada por dentro. Os murais são lindíssimos e são tantos dos detalhes que não dá para visitar rapidamente.

Informações

Endereço: Griboyedov channel embankment, 2Б

Ingressos: você pode comprar antecipadamente ingressos para a Catedral do Sangue Derramado.

Booking.com

VIAGEM COM DESCONTO?

Nós temos diversos parceiros para te ajudar a viajar mais barato:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here