Documentação para viajar entre os países do Mercosul


Compartilhe

Mais um post de utilidade pública…rsrs
Por conta do tratado entre os países do Mercosul e outros: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru, Bolívia, Venezuela, Colômbia e Equador – está dispensado o uso de passaporte pelos cidadãos de tais países.
Digo, que não é necessário, mas se você quiser colecionar os carimbos, você pode levar o seu passaporte.
Quando eu estive fazendo um mochilão pela América do Sul, o meu passaporte estava preso no Consulado da Austrália, então tive que viajar com o RG mesmo. E serviu numa boa! A única coisa que você tem que tomar cuidado é pra não perder o papelzinho que eles te entregam quando você entra no país. Neste papel está escrito quanto tempo você pode passar no país, e ao cruzar a fronteira, eles pegarão de volta. Este será o seu visto de turismo.
Outra coisa: o RG deve ter no máximo dez anos de vida….nada de fotos de quando você tem a cara do seu filho caçula!rsrs
A Certidão de Nascimento não vale, mesmo para crianças. Todos devem ter o RG mesmo.

Atenção: verifique se os valores descritos no texto continuam os mesmos. Como temos centenas de posts e não temos uma equipe para atualizá-los, por favor, verifique você mesmo se houve alguma mudança.
Booking.com

Tags do post
More from Deise de Oliveira

O que fazer em Nice e Côte d’Azur – França: roteiro de 3 dias

A cidade de Nice e toda a região de Côte d'Azur (também...
Leia mais

28 comentários

  • Parabens pelo site! Soh uma coisa: Esse negocio de RG com menos de 10 anos eh lenda urbana!
    Pela legislaçao do Mercosul (disponivel no site do Itamaraty), ele soh precisa estar em bom estado e com uma foto que sirva para reconhecer (realmente nao vao aceitar se tiver uma foto do tempo de criança…).
    Ja fui para o Chile com um RG emitido ha 15 anos.

  • Eu conheço uma pessoa que foi para a Argentina com um RG de mais de dez anos e se lascou…teve um trabalhão danado.
    Se é lenda ou não, agora eu não sei….o melhor é evitar mesmo!
    Obrigada pelo comentário!

  • oi deisoca eu gostaria de saber por quanto tempo eu posso ficar viajando por paises do mercusul sem voltar ao brasil? se por exemplo meu 90 dias vence na argentina eu posso ir ao uruguay e depois retornar a agentina ? me responda por favor , desde ja agradeco

  • Isso vai depender da quantidade de dias que a autoridade te der. Pode ser no máximo 90 dias, mas ele pode não ir com a sua cara e te dar menos. É sério. Mesmo assim, cada vez que você entra em um país você ganha um carimbo novo, então você pode ir e voltar em problemas.

  • oi deisoca meu pai prrecisa ir à Bolívia buscar minha irmã pra ir de carro se o carro é financiado no nome de minha mãe? e se ele for de avião vai só com RG?

  • Jak, se eu entendi bem o que você quis dizer, o seu pai vai para a Bolívia com o carro da sua mãe, certo? Olha, eu acho que não tem problema algum, só não deixe de levar o documento do carro, RG válido,carteira de motorista e a comprovação de que sua mãe é realmente a esposa dele (certidão de casamento só para garantir). Se for de avião, um RG com menos de 10 anos de emissão é válido.

    Abs!

  • Você disse que fez um mochilão pela america do sul,não sei se essa é area certa para postar isso,mas eu gostaria de saber detalhes sobre isso,tipo gasto,maiores dificuldades,pequenos problemas,prazo maximo permitido e se é possivel ficar mais tempo nos paises,é que bem,quero fazer disso uma profissão ( não me pergunte como,to sem ideias –') e quero viajar com cauma ^^
    desde já agradeço a atenção =D

  • Olha, isso é tão relativo que eu nem sei por onde começar. Com relação a gastos, tudo depende do seu estilo de vida e dos países que você está querendo visitar. O prazo máximo permitido também vai depender o bom humor do guardinha na fronteira….não dá pra saber de quantos dias será.
    No mais, te deixo a sugestão de olhar com calma os posts na barra “Dicas”. Lá tem muita coisa que pode te ajudar.

    Abraço!

  • Minha familia esta progrando para irmos agora dia 1 de setembro para a Venezuela. Li que e necessario apresentar carteira de identidade, eu perdi a minha ha muito tempo. Posso apresentar a Carteira de Identidade Emitido pelo Conselho federal de Farmacia? é minha carteira de identidade emitida por orgao profissional. Sera que terei problemas?

    • Você tem um passaporte válido? Talvez seja bom levar! A identidade deve ser aquela oficial mesmo.
      Abraços,

      Deise

  • OI, PRECISO DE SUA AJUDA, ENTÃO TE]NHO MUITAS PERGUNTAS. VOU FAZER UMA VIAGEM PARA URUGUAY, ARGENTINA E CHILE EM ABRIL DE 2013 VOU TER 20 DIAS, DAÍ QUERO SABER COMO FUNCIONA A FRONTEIRA?
    -É PRECISO IR COM A PASSAGEM DE VOLTA OU POSSO COMPRAR EM QUALQUER DESSES PAÍSES?
    -QUAL PAÍS É MAIS CARO?
    – NO URUGUAY E CHILE USO PESO OU DOLÁR?
    – GOSTARIA DE IR DE ÔNIBUS DE BUENOS AIRES PARA SANTIAGO, É SEGURO]?]QUA]NTO TEMPO DURA A VIAGEM, OS PROCEDIMANTOS SÃO OS MESMOS DO BRASIL?
    – FAZ MUITO FRIO EM ABRIL?
    QUALQUER INFORMAÇÃO A MAIS SERÁ BEM VINDA, OBRIGADO PELA PACIÊNCIA.

    • Oi Wellington,

      seguem as perguntas para suas respostas:

      Рvoc̻ pode comprar a passagem de volta depois;
      Рo Chile ̩ mais caro;
      – em todos esses países você usa o peso (argentino, uruguaio e chileno);
      – sim, é seguro ir de ônibus de BsAs para Santiago, mas dura mais de 20 horas. O procedimento é demorado, pois há vistoria de bagagem para verificar se você não leva nenhuma fruta, plantas, sementes ou drogas;
      – não sei dizer se irá fazer muito frio em abril. O tempo é maluco!

      Abs,

      Deise

  • OLÁ DEISE!

    PARA FAZER TURISMO DE MOTOCICLETA NOS PAISES DO MERCOSUL É NECESSÁRIO TER A CARTEIRA DE HABILITAÇÃO INTERNACIONAL?

  • Vc saberia me dizer se é seguro ir para Argentina de carro? Se o carro está em meu nome, e o meu marido estiver dirigindo, ele precisa portar alguma autorização? O seguro daqui é válido lá?
    Obrigada,
    Solange

  • Vc poderia me ajudar, vou estar na Bolívia por 90 dias , porem não consecutivos.
    Pretendo ficar 30 dias com turista, e retornar ao Brasil, ficar 4 dias no Brasil e depois retornar a Bolívia para mais 30 dias, como turista.

    Isso é possível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *