A incrível Mina da Passagem em Mariana

Mina da Passagem

Quando eu era criança, o meu sonho era ser arqueóloga e paleontóloga. Então, imaginem a minha animação quando eu descobri que bem pertinho de Mariana e Ouro Preto existe uma mina de ouro desativada por onde você se sentirá como o Indiana Jones?

Mina da Passagem em Mariana

Esta é a maior mina de ouro aberta a visitação do mundo. O negócio é impressionante mesmo. Você pega um carrinho e ele te leva até o fundo da mina, que fica a 120 metros abaixo da superfície. Ao chegar lá, nem se abale: a lente da sua câmera vai ficar embaçada e não há muito o que possa ser feito.

A sensação de calor também é inevitável, afinal, nesta profundidade toda não poderia ser diferente. Eu só fico imaginando que a sensação já não é muito agradável para mim, que fiquei lá por uns 30 minutos, agora imagino para os escravos que trabalhavam aqui.
Ouro Preto-11

O Ciclo do Ouro teve como as Minas Gerais um importante exportador de não somente ouro, bem como de outras pedras preciosas também. Durante este período, Mariana e Ouro Preto contribuíram em cerca de 50% de toda as exportações feitas no Brasil. Impressionante, não? Agora, que é uma pena que essas riquezas não foram usadas para ajudar na qualidade de vida e desenvolvimento dos brasileiros…

Mina da Passagem

Lá embaixo há um lago natural, por conta dos mineiros que de tanto cavar atingiram o lençol freático. E é neste lago que existem até pessoas que fazem mergulho, mas barato não é não… Infelizmente eu não pude mergulhar por falta de tempo e de qualificação (para mergulhar nesse tipo de lugar, é necessário ter um tipo de certificação para mergulho em caverna).

No espaço de fora da mina também há um pequeno museu com equipamentos usados para separar o ouro e uma lojinha de artesanato com uma lanchonete. Nada muito impressionante. O impressionante mesmo é a mina,e só!

Onde: em Passagem. Os ônibus que saem de Mariana e vão para Ouro Preto (e vice-versa) passam por lá. É só pedir para o cobrador te avisar.
Quanto: o preço é meio salgado: 24 merréis
Horários: segundas e terças das 9h às 17 e quarta a domingos das 9h às 17h30.
Para mais informações sobre o local, visite o site deles. 

Mais dicas de Ouro Preto? Veja nosso Guia para Viajantes! 
Mais dicas de Mariana? Veja nosso Guia para Viajantes!
Mais dicas de Congonhas? Veja nosso Guia para Viajantes!
Mais dicas de São João Del Rey? Veja nosso Guia para Viajantes!
Mais dicas de Tiradentes? Veja nosso Guia para Viajantes!


Booking.com

Ajude-nos a manter o site com conteúdo sempre gratuito!

Quando você faz uma reserva com um dos nossos links afiliados, você nos ajuda a viajar mais. E o melhor: você não paga nada mais por isso! Obrigada pela força! :)

Tags from the story
More from Deise de Oliveira

Melhores picos de surf em Salvador: surftrip

A nossa viagem para Salvador não ficaria completa sem uma quedinha para...
Read More

8 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *