Visitando o Stonehenge – Inglaterra

Visitando o Stonehenge - Inglaterra

Sempre quis ver de perto o Stonehenge. Na verdade quando eu era pequena, o meu sonho era conhecer a Inglaterra toda. Hoje em dia os meus sonhos mudaram, mas a curiosidade de conhecer esse lugar tão enigmático continuou.

Que saber como chegar lá? Veja então como chegar ao Stonehenge

Visitando o Stonehenge – Inglaterra

Origem do Stonehenge

O nome Stonehenge vem do inglês arcaico “stan” (pedra) e “hencg” (eixo), já em Saxão significa “pedras penduradas”. Até hoje não se sabe muita coisa a respeito desse círculo de rochas, e por isso mesmo ele continua sendo motivo de curiosidade e também de admiração por muitas pessoas. Ele é também o monumento mais complexo da Idade do Bronze existente na Inglaterra.
As dúvidas são muitas: como essas rochas vieram parar aqui? (Sabe-se hoje que esse tipo de rocha só pode ser encontrado no País de Gales,  a muitos quilômetros de distância daqui. Uma teoria é a de que as rochas foram trazidas com a ajuda do rio, que corta a cidade mais próxima, Salisbury.
Agora, por que construir um espaço desse porte? Qual era a real função do Stonehenge? Isso também não está muito claro, mas uma das teorias é a de que como as rochas tinham certo alinhamento com o sol durante o solstício de verão e de inverno, esse lugar pode ter sido um espaço para os estudos astronômicos e funções religiosas.
Stonehenge-2
A teoria de que ele foi utilizado somente para a celebração da colheira não foi amplamente aceita porque o solstício de verão ocorre bem após o período de crescimento da plantação e o solstício de inverno bem após a colheita. Uma coisa que já se sabe é que desde o início da construção, o lugar foi palco de enterros e cremações.
No dia 21 de junho o sol nasce exatamente na pedra principal. Imagino que aqui deva ficar cheio de pessoas querendo ver esse evento!
É importante ressaltar aqui uma lenda que corre até hoje sobre esse lugar: os druidas não foram os responsáveis pela construção do Stonehenge, pois eles chegaram por esta região somente após o ano 300 a.C. e o Stonhehenge data de 3100 a.C (as sua primeira construção). Logo, não existe possibilidade de terem sido os druidas, concordam?
Stonehenge
Ah, também é importante dizer que o Stonehenge foi erguido 3 vezes durante períodos diferentes da história: 3100 a.C., 2150 a.C. e 2075 a.C. Logo, vemos que esse espaço foi de muita importância, pois para construírem 3 vezes no mesmo lugar, não é pra qualquer um. Os estudos mais recentes dizem que a construção do Stonehenge está relacionado com o povo Durrington, que vivia perto de Salisbury. Nessa foto dá pra ter uma ideia de como era o Stonehenge em suas 3 fases:
 Stonehenge-3
Em 1986 o monumento entrou na lista da UNESCO de Patrimônio Mundial. Agora só para causar polêmica, o mesmo Stonehenge foi eleito o “most disapointing site”, algo como  “lugar mais desapontador” em português. A pesquisa foi respondida pelos ingleses em pesquisa com a BBC.

Para visitar o Stonehenge

Para visitar o Stonehenge, você tem algumas opções: de carro (pegando a estrada A303), de ônibus de linha e um ônibus que inclui  já a entrada para o monumento e também para o Old Sarum.

Como o preço do ônibus de linha mais a entrada já sai praticamente o preço do combo, resolvi pegar o ônibus que incluía tudo. O ônibus vermelhinho de dois andares sai da estação de trem de Salisbury, passa pela rodoviária e segue em direção ao Stonehenge. Na volta se você quiser, dá pra parar no Old Sarum e pegar o próximo ônibus para Salisbury. Você compra o ingresso direto com o motorista e os horários vão variar de acordo com o período do ano. Os preços também são divididos em adulto, estudante e criança. Para mais informações, visite o site da The Stonehenge Tour.
Chegando no lugar, não desanime com o grande estacionamento na entrada. Finja que não existe nada ali, peque o seu audioguide que está incluso no preço da entrada e siga em direção ao grande monumento. Ouça as histórias e siga sem pressa, senão o passeio vai ser sem graça mesmo.
Eu acho que valeu muito a pena conhecer um lugar que desperta a curiosidade de muita gente durante muitos anos. O lugar é lindo e ótimo para fotografias. E aí? O  que vocês acham? Vale a pena visitar o Stonehenge?

Tags from the story
More from Deise de Oliveira

Toulouse – França

Tudo de bom passar a tarde na beira do rio e tomando...
Read More

14 Comments

  • Olá a todos!
    Assim como a Deise, á algumas semanas atrás tive a oportunidade de visitar o “Stonehenge”. Era algo que sempre me chamou muito à atenção então fiz questão de incluir no meu roteiro de viagem a Londres.
    Bom, eu fui para lá partindo do Centro de Londres, mais precisamente da Victoria Station. O preço do translado (Victoria Station – Stonehenge – Victoria Station) ficou em £25,00. Uma viagem de vinte minutos, aproximadamente. Existem algumas opções de pacotes para Stonehenge que também incluem outros pontos turísticos como o castelo onde foi gravado Harry Potter etc… mas para mim bastava o Stonehenge.
    A sensação foi única… assim que quando o motorista do ônibus fazia um breve discurso sobre o local dizendo que já estavamos próximos quando ele pede para olharmos para o lado esquerdo para vermos um “pequeno” monumento (o motorista ironicamente o chama de “pequeno”). Quando direciono o meu olhar e o vi, foi incrível! Alguns dos pontos históricos que mais me imprecionaram até hoje.
    Bom, espero que todos tenham a oportunidade de visitá-lo.
    Até mais…

  • Adorei seu post. Já estive algumas vezes em Inglaterra, mas nunca tive oportunidade de visitar esse lugar. Da próxima vez que visitar Inglaterra acho que vou visitar Stonehenge. Abraço.

  • Conheci Stonehenge há dois meses (abril/2012). Acho que valeu muito a pena. Estava em Londres e paguei por um tour de um dia que me levava de ônibus de lá ao Castelo de Windsor, a Stonhehenge e à cidade de Bath; tudo por, praticamente, o preço que pagaria apenas pelas passagens de ida e volta de trem para Salisbury. Foi um pouco corrido, mas o suficiente.

    Já tinha acessado este blog uns meses antes de viajar e foi útil para mim. Obrigado!

    Abraço!

    • Que bacana Leonardo!
      E que bom que você voltou aqui para dar esse feedback.
      Ótimas viagens para você!

  • Oi Deise.
    Estou pensando em visitar Old Sarum, Stonehenge e a Catedral de Salisbury. Estou querendo uma estimativa de tempo que ficarei em cada um dos lugares. Para Stonehenge já me disseram que leva uns 40 min. Para a Catedral acho que 30 min dá (incluido aí a caminhada do terminal do õnibus). Qto tempo vc acha que leva pra visitar Old Sarum? Pensei em sair de Londres no ônibus das 8:50 e voltar no de 16:00. Será que dá tempo?
    Abç
    Priscila

  • Olá, tudo bem? Excelente post!

    Me tire uma dúvida, por favor… Quando você foi para lá, você pegou o ônibus diretamente na estação de trem? Comprou os tickets lá mesmo?

    Pergunto isso porque tem a opção de reservar antecipadamente, mas se der pra fazer só na hora acho melhor…

    Um abraço

    Marcos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *