Passeio de escuna pela Ilha Anchieta – São Paulo


Para quem está no litoral norte de São Paulo e quer fazer um passeio diferente, recomendo o passeio de escuna até a Ilha Anchieta. Além de ser um ótimo passeio para fugir da multidão de Ubatuba, você também entrará em contato com a história do nosso país.

Aqui tem um pouco de tudo: se você está em busca de sossego, aqui é o lugar certo. Sem nenhum comércio, a impressão que se dá é que as praias daqui foram feitas para você. Então, não se esqueça de levar água e alguma coisa para comer. Para quem gosta de caminhadas, na ilha há 8 trilhas de variados níveis para fazer (embora apenas 2 estejam abertas para o público que está sem guia).Essas duas trilhas te levarão para duas outras praias bem bonitinhas.

Ilha Anchieta-2

A Trilha da Prainha é bem fácil de fazer e não leva mais de 10 minutos. Já a Trilha da Praia das Palmas leva cerca de oito minutos e você vai poder nadar até numa piscina natural. Se você tiver skorkel, não esqueça de levar!

Já para quem gosta de história, podemos dizer que essa é a Alcatraz brasileira. Da mesma maneira que a ilha em San Francisco foi usada para abrigar prisioneiros do mais alto grau de periculosidade (tô parecendo o Datena falando, agora! rssr), a Ilha Anchieta também teve o seu presídio.

Ilha Anchieta

Procurando hotel? Reserve aqui em parceria com a Booking.com!

O presídio político funcionou entre 1928 até 1933 e era frequentada só por homens. Em 1952 houve uma grande revolta dos presos e depois disso o presídio foi desativado. Depois desse evento foi que os políticos começaram a pensar na construção do Carandiru.

Reza a lenda que nenhum prisioneiro conseguiu escapar daqui, pois a ilha era rodeada de tubarões famintos. Tem até uma foto lá de uma pesca de tubarão onde em apenas um dia eles pegaram mais de 50 (para quem não sabe, hoje a pesca de tubarões está proibida!).

Infelizmente o presídio não está conservado e só possível ver as ruínas. Mesmo assim, a visão é bem bonita e dá pra tirar muitas fotos. Lá também encontra-se um pequeno museu contanto um pouco ha história desse lugar.

Como chegar na Ilha Anchieta

Uma das opções é ir até o Saco da Ribeira em Ubatuba e pegar a escuna da agência Mykonos. Em baixa temporada há 1 saída por dia às 11h, e na alta temporada, 2h. O valor está entre 30 reais.


More from Deise de Oliveira

Safári no Weenen Game Reserve em Drakensberg – África do sul

Safári no Weenen Game Reserve em Drakensberg – África do sul Nosso...
Read More

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *