Como andar de metrô e ônibus em São Paulo


Sou paulistana e continuo morando nessa cidade maluca e enorme. As distâncias aqui são muito grandes, e infelizmente o sistema de transporte público não atende às necessidades da população toda. Mesmo assim, a situação está melhorando devagarinho (tem que ser otimista, né?)
Um problema sério daqui é que não há estações de metrô para todos os lugares que as pessoas têm que ir. O que facilitou muito foi a introdução do Bilhete Único, onde o passageiro pode fazer até 4 viagens pagando apenas 1 tarifa (isso deve ser feito entre ônibus e metrô ou ônibus e trem). Imagina como isso facilitou a vida do povo?
Então, se você estiver viajando por São Paulo, não deixe de comprar o seu Bilhete Único para economizar uns bons trocados ao passear por aqui.Já que o foco desse blog é o viajante, vale também apresentar um pouco dos meios de transporte de Sampa.

Metrô

Esse é sem dúvida a maneira mais confortável, fácil e barata para se locomover em SP. Infelizmente o sistema não é tão abrangente quanto deveria, mas ainda sim dá pra ir para muitos lugares. Além da foto, neste link também há um mapa do sistema de metrô. Ah, os trens também estão bem integrados com o metrô e tão bons quanto. Aqui eles são chamados de CPTM e serão mais usados se vocês forem para a grande SP, como São Bernardo, Santo André, São Caetano, Mauá, Jandira e Guarulhos.
Então, basicamente nós temos 4 linhas de metrô (a Linha Lilás ainda não é integrada com outras linhas do metrô): Amarela, Verde, Amarela e Azul.

Linha Azul

Fonte: trensurbanos.wordpress.com
Fonte: trensurbanos.wordpress.com
A Linha Azul liga basicamente a parte norte da cidade com a parte sul. Dentre as estações mais populosas está Sé (que faz conexão com a Linha Vermelha)Tietê (onde fica o Terminal Rodoviário) e Paraíso (que faz conexão com a Linha Verde, na região da Av. Paulista).

Linha Vermelha

A Linha Vermelha é a mais populosa de todas e liga a parte Oeste com a Leste da capital. Se você puder evitar essa linha, melhor. Ela está sempre cheia e horário de pico não existe por aqui. As estações mais importantes são Sé (que faz conexão com a Linha Azul), República (que faz conexão com a Linha Amarela) e Barra Funda (onde fica o Terminal Rodoviário).
Fonte: meteoropole.com.br
Fonte: meteoropole.com.br

Linha Verde

É a linha que percorre a Av. Paulista. Embora seja curta em relação às outras, é de grande utilidade. Estações mais populosas: Vila Prudente, Ana Rosa, Paraíso (conexão com a Linha Azul) e Consolação (conexão com a Linha Amarela).

Fonte: loucomia.blogspot.com
Fonte: loucomia.blogspot.com

Linha Amarela

É a mais nova linha do metrô. Por enquanto, somente as estações Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã estão ativas. Espero que inaugurem as outras logo!

 

Fonte: vilamundo.org.br
Fonte: vilamundo.org.br
Ah, se você estiver perdido, geralmente há mapas de bolso perto das catracas. Se não houver, procure pelos mapas nas estações e também dentro dos trens. Então, logo eu terei que falar um pouco mais sobre as novas linhas!

E como se locomover? Qual linha?

O Google Maps é uma ótima opção, pois está atualizado com o sistema de transporte público e mostra o caminho mais fácil para você chegar no seu destino. Ele mostra detalhadamente qual ônibus/metrô pegar e qual direção. Ele também mostra o tempo de duração e exatamente onde você deverá descer. É só colocar o lugar de origem e destino!

Para facilitar, a região da Paulista fica na Linha Verde.

Ônibus


Os ônibus são mais difíceis de se locomover – para quem não é daqui. Mesmo assim, o Google Maps também pode te ajudar nessa tarefa de saber como chegar em um determinado lugar. Muitos corredores estão sendo feitos e os ônibus são de ótima qualidade e não perde nada para os ônibus da Europa.

Tags from the story
More from Deise de Oliveira

Quais passeios fazer no Deserto do Atacama?Dicas dos melhores passeios

Já viu o nosso guia de viagem do Deserto do Atacama? Então clique...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *