Núcleo da Pedra Grande em São Paulo

Núcleo da Pedra Grande em São Paulo

Núcleo da Pedra Grande em São Paulo

Eu já sabia da existência do Núcleo da Pedra Grande na Serra da Cantareira fazia um tempo, só estava criando coragem e esperando um dia bonito e com sol para fazer a caminhada. Quando eu e o Fabio encontramos dois parceiros também dispostos a participar (O Vinicius e a Priscila do blog Inquietos), ficamos mais do que animados!


O Núcleo fica na beira da Serra da Cantareira, bem pertinho do Horto Florestal. Você tem que deixar o carro logo na entrada, pois só pedestres podem entrar no espaço. Esse é um dos pontos mais procurados em Sampa para se fazer caminhadas, pois a trilha é bem tranquila e a vista da cidade deslumbrante.

A caminhada até a Pedra Grande tem cerca de 9,5km. Para subir você vai demorar cerca de 1h (se você estiver em boa forma). Uma pena que a trilha é asfaltada, o que não dá muito a sensação de estar “fazendo trilha”, se é que vocês me entendem.

Núcleo Pedra Grande-3

Se você não estiver disposto a levar 2 horas caminhando (ida e volta), a solução é fazer a Trilha da Bica (de 1,5 km), que te leva a uma fonte d’água, ou até mesmo a Trilha das Figueiras (de 2km). As duas são bem mais tranquilas, mas não tem a vista que a Pedra Grande proporciona.

Procurando hotel? Reserve aqui em parceria com a Booking.com!

Depois de caminhar os 9,5km, você estará a uma altura de 1010m de altitude. O Fábio conseguia até identificar alguns prédios e ficou mostrando pra gente onde era cada coisa. Eu, perdida que sempre fui, não conseguia ver nada.

 Núcleo Pedra Grande-2

O mais legal dessa vista é que dá pra ver onde a “cidade começa”, pois vemos uma faixa de mata e todo o resto de concreto. Muito legal mesmo!

Para ficarmos mais tranquilos e sem ter pressa de voltar para casa, nós levamos comida e fizemos um pique-nique lá em cima. Ficamos comendo, apreciando a vista e jogando conversa fora. Quer coisa melhor?

Se você ainda estiver com energia, dá pra fazer a trilha das Águas Claras. Nós fizemos, mas acho que pegamos um caminho errado, pois só ouvimos o barulho de água, mais nada..hehe

Informações

Para quem quiser saber mais informações sobre essa trilha e também outras do estado de São Paulo, acesse este site aqui.

Onde: R. do Horto, 1.799, Tremembé. Z. Norte. (11) 6232-5049. sáb, dom e feriados 8h30-17h (menos dias de chuva). (exceto crianças até 10 anos e maiores de 60) (playground). É proibido bolas, churrasqueira, instrumentos ou aparelhos sonoros, pipas e animais domésticos.


Tags from the story
More from Deise de Oliveira

Roteiro de viagem pela Europa: França, Suíça, República Tcheca, Áustria, Hungria, Polônia e Bélgica

Depois de passar uma temporada morando na França, eu resolvi que iria...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *