Rapel e mergulho no Abismo Anhumas, Bonito – MS

InícioBonitoRapel e mergulho no Abismo Anhumas, Bonito - MS
Para começar “arrebentando a boca do balão”, (não sei bem o motivo, mas me veio essa gíria do tempo dos dinossauros na cabeça!) vamos começar a série de posts de Bonito com o passeio mais radical que eu fiz por lá.

Radical? Sim, meus queridos leitores! Radical! Sintam o drama: são 70 metros de rapel (incluindo a ascensão). Isso quer dizer que não basta você ter a coragem de descer os 70 metros dentro de uma caverna, você tem que ter perna para depois subir esses mesmos 70 metros!

Por conta da dificuldade do passeio, é obrigatório que todos passem por um teste de avaliação física. Você terá que subir e descer 8 metros e somente depois disso é que você saberá se estará apto a fazer o passeio.
O que fazer em Bonito-20

Estava bem ansiosa por fazer o teste, pois sabia que o problema não era descer. Como já dizia o ditado: “descer todo santo ajuda”! Durante a subida, tentei mostrar para os instrutores que eu era esportista e fui bem rapidinho. Mas é claro que eu sabia que não seria nada fácil subir os 70 metros.

Como além do rapel eu também faria um mergulho de cilindro, tentei dormir um pouco mais cedo. Ao acordar, não conseguia controlar a ansiedade. Eu nunca havia mergulhado em água doce, muito menos em uma caverna, e muito menos ainda depois de fazer um rapel de 70 metros!
O que fazer em Bonito-21

Ao chegar, estava bem nervosa. Não dava pra ter noção do tamanho da coisa, pois o começo do rapel é em uma pequena fenda que não se vê absolutamente nada. Não dava para amarelar. Eu teria que ir até o fim.
Fiquei esperando a minha vez, e comecei a me equipar. Comecei a descida. E não é que era muito mais tranquilo do que eu imaginava? O visual é tão espetacular que eu perdi o medo rapidinho!

Ao chegar lá embaixo, já comecei a me equipar para o mergulho. Roupa, bota, luva….tudo isso porque a temperatura média da água por lá é de 17 graus! E como eu sou muito friorenta, já sabia que iria congelar lá dentro. Mas era por uma boa causa, né gente?

E começamos o mergulho. No começo a escuridão incomoda um pouco, mas depois os olhos começam a acostumar e eu quase que não precisava de lanterna. Estávamos em uma profundidade de 17 metros e a água era muito gelada. Eu tremia o corpo todo!

Havia cones gigantes submersos e nós passávamos por entre eles. Mesmo sem peixes, o visual era impressionante.
Em um certo momento, o dive master pediu para desligarmos as lanternas e olhar para a cima. Estávamos bem embaixo da clareira. Infelizmente eu não tenho fotos desse momento, mas certamente foi um dos mais lindos da minha vida.

O que fazer em Bonito-23

Depois do mergulho, fiz um passeio de bote com explicações bem interessantes sobre o lugar. Vocês sabiam que abismo é toda caverna que tem uma abertura por cima? Pois é! E toda gruta é uma caverna que tem uma abertura dos lados!Óbvio, não?!?

E havia chegado o momento mais esperado: a subida! Tive que colocar uma meia comprida e uma bermuda jeans por cima de uma legging (tudo para não ficar com uma “tatuagem” das cordas). Estava até parecendo que eu iria participar do “Bonito Fashion Week”!

Não vou negar que a subida é bem cansativa. Todo o frio que eu estava sentindo antes, acabou em poucos segundos. Fui subindo devagar, devagarinho….e depois de 30 minutos eu estava de volta à superfície.

Informações:

  • Reserve com antecedência, pois só podem entrar 16 pessoas por dia no abismo. Já para o mergulho, o número cai para apenas 4 pessoas.
  • Leve água, uma meia comprida, e algo para comer.
  • O passeio não inclui transporte e o Abismo está a 23km de Bonito
  • Não esqueça a máquina!
  • Vista roupas molinhas, tipo aquelas de academia.
  • Leve um casaco, pois depois do mergulho você vai estar congelando!

Mergulho: fiz o mergulho com a Bonito Scuba. O atendimento foi impecável e os equipamentos de primeira.
Para fazer o mergulho você precisa ter a credencial de Open Water Basic de mergulho. O mergulho + o rapel custa 650,00.

Rapel: Para quem quer só fazer o rapel, é só entrar em contato com o Abismo Anhumas e fazer o teste para saber se você está apto a subir os 70 metros.  O valor do passeio custa 465,00.

Banheiro: existe um banheiro químico dentro da caverna. É ou não é demais?

Booking.com
 
Deise de Oliveira
Deise de Oliveirahttp://viagempelomundo.com/
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter

5 COMENTÁRIOS

    • Nossa Ana, sabe que eu pensei que fosse bem pior?
      O visual compensa qualquer cansaço!
      Mas é claro que poderíamos ir juntas! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

 
 
Deise de Oliveira
Doutora em Literatura russa, viajante compulsiva e fotógrafa de cães no Spitz Fotografia Pet. Criadora do Viagem pelo Mundo, já estudou em Moscou e morou na França. Adora mergulhar, fazer agility com o Wurst (seu spitz alemão) e uma cervejinha com os amigos. Siga-a nas redes sociais: Facebook Twitter