Top
  >  França   >  Museu do Quai Branly em Paris: um museu da cultura não-europeia
Museu do Quai Branly em Paris: um museu da cultura não-europeia

Ok, eu sei que é difícil escolher entre tantos os museus de Paris, quais são os melhores. Reconheço que os museus clássicos, como Louvre e D’Orsay são imbatíveis, mas mesmo assim, acho que você deveria dar uma chance para o Museu do Quai Branly em sua próxima viagem a Paris. Leia mais sobre o museu do Quai Branly em Paris: um museu da cultura não-europeia.

Museu do Quai Branly em Paris: um museu da cultura não-europeia

Com um incrível acervo que abrange a arte de civilizações da África, Oceania e Américas, ele pode ser visitado no mesmo dia da Torre Eiffel (na verdade, do museu você até consegue ver a torre, pois está muito perto mesmo). Uma ótima sugestão de roteiro para aquele dia que você não sabe o que fazer na cidade.

Museu do Quay Brainly-4

O projeto arquitetônico tem a assinatura de Jean Nouvel (já o jardim foi pensado por Giles Clément) e foi inaugurado em 2006. Na verdade, este museu possui coleções que pertenciam a dois “falecidos” museus: o Museu Nacional das Artes da África e Oceania e o Museu do Homem.

A criação de um único museu foi ideia do então presidente da França, Jacques Chirac, como um “pedido de desculpas” às civilizações não-europeias. Ele disse na época que a justiça havia sido feita, pois tais culturas haviam sido esquecidas e ignoradas durante muito tempo no passado. Mas será que apenas a criação de um museu é capaz de fazer com que todas as populações não-europeias se sintam recompensadas? Acredito que não.

Museu do Quay Brainly-2

Com esse pedido de desculpas em mente, dá pra ver que a função aqui era mostrar como os outros continentes também possuem obras tão lindas quanto as europeias. Tudo é muito grandioso, pra te fazer babar mesmo.

Com lindas peças de civilizações nativas, este é um museu que te faz viajar sem sair do lugar. Sim, eu sei que é clichê, mas foi assim que eu me senti. Como eu ainda não conheço a Oceania, fiquei me imaginando lá e vendo tudo aquilo no seu “habitat natural”.

Museu do Quay Brainly-3

O lado negativo é que não há uma nítida separação entre países e culturas de um mesmo continente. E dentro desses países, não há uma separação de objetos de acordo com suas funções. Estão todos expostos ali, são todos lindos, mas qual a história por trás?

Gostei de ter visitado este museu justamente pela proposta dele ser totalmente diferente daqueles museus “clássicos”. O que está em exposição aqui é a cultura popular de diversos países em um lindo prédio e com um acervo impecável.

 

Informações

Endereço: 37, quai Branly

Como chegar: As estações de metrô mais próximas são: Alma-Marceau, Iena, Ecole Militaire ou Bir Hakeim.

Horário: aberto terças, quartas e domingos das 11h às 19h  (bilheteria fecha às 18h); quinta, sexta e sábado das 11h às 21h (bilheteria fecha às 20h). O museu está fechado às segundas.

Mais informações no site do museu: http://www.quaibranly.fr/

Ingressos? Compre um passe e economize!

Em Paris, a melhor opção para quem quer conhecer boa parte dos pontos turísticos da cidade é comprar o  Paris Museum Pass.

Com ele você paga apenas uma vez um valor que já inclui atrações como Louvre, Versalhes e D’Orsay. É possível escolher entre um Passe de 2 dias ou um Passe de 4 dias para retirar ou no aeroporto Charles de Gaulle ou no Orly.  Achou muito trabalhoso? Compre o passe de 2,4 ou 6 dias com entrega em seu hotel!

PARIS MUSEM PASS 2,4 OU 6 DIAS C/ ENTREGA NO HOTEL   PARIS MUSEUM PASS 4 DIAS (RETIRADA NO AEROPORTO)  PARIS MUSEUM PASS 2 DIAS (RETIRADA NO AEROPORTO)

 

Doutora em literatura por formação, mas estudande do comportamento canino por amor. Residente em Colônia na Alemanha, está sempre procurando lugares para conhecer na sua nova cidade com o seu marido e cachorro.

post a comment